A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) apresenta, até 5 de abril, a exposição “Retratos” de José Reis.
Utilizando as técnicas de litofania e carving, José Reis dá vida a retratos de personalidades que o inspiram.
Natural de Monchique, passou grande parte da sua vida nas Canárias. Com formação e experiência profissional nas áreas da eletrónica e da informática, tem vindo a desenvolver trabalho de pesquisa sobre litofania e carving desde 2019.
Utilizando essencialmente o pvc como matéria-prima e a técnica de gravação em CNC, transforma retratos em imagens vivas e expressivas.
Litofania é a arte de gravar ou moldar tridimensionalmente uma peça, para que possa ser vista claramente quando iluminada por trás com uma fonte de luz, revelando o negativo de uma imagem em contraluz. O carving, por sua vez, é uma técnica que permite esculpir em madeira.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 8:30 e as 17:00, na área de atendimento ao público da EMARP.
Criada em 2001, a EMARP atua na prestação de serviços públicos de abastecimento de água para consumo humano, de saneamento de águas residuais e de gestão de resíduos urbanos, na limpeza e higiene pública, na gestão e fiscalização da atividade publicitária, da ocupação de via pública e na gestão do sistema de estacionamento público urbano.
Também a cultura tem o seu espaço na esfera da empresa, através da organização mensal de eventos expositivos na área de atendimento.
Leia também: Inscrições para a Corrida da Liberdade Portimão’24 já podem ser feitas