A última criação original da companhia Colectivo JAT- Janela Aberta Teatro, será apresentada esta sexta-feira no auditório do Palácio de Congressos do Algarve, em duas sessões sobre bullying. Às 14:00 terá lugar uma sessão para o público escolar já esgotada por 1.500 alunos dos agrupamentos de escolas de Albufeira, e às 21:00 terá lugar a segunda sessão, para público geral, ainda com lugares disponíveis.
A produção contém uma importante mensagem pedagógica e social sobre a prática do bullying e as suas causas e consequências na vida individual e colectiva.
Ao utilizar a máscara e a linguagem do teatro físico, sem recurso ao uso da palavra, esta obra torna-se de compreensão universal, acessível a todos os públicos independentemente de idade, nacionalidade, cultura ou idioma.
Segundo Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa, directores artísticos e encenadores da obra “a utilização de máscaras, neste espectáculo, abarca vários propósitos: artísticos e estéticos, mas também o de ressaltar duas ideias simbólicas: a primeira e a de que as situações de bullying são, em maioria, vividas em silêncio, e a segunda e a de que para sobreviver na sociedade contemporânea, o ser humano e, muitas vezes, levado a usar mascaras sociais“-
Esta é uma criação de grande elegância, exigência física e precisão que, de forma poética e simbólica, aborda temas sociais e humanos, como o bullying, a amizade, o amor e a família. Uma trepidante viagem, através da vida das personagens, que transporta o espectador até à sua juventude.
Estreada em Julho de 2022, esta integrou a I Bienal Cultura e Educação, 2023 RETROVISOR: Uma História do Futuro, do Plano Nacional das Artes com 3 sessões para público escolar. Nos últimos seis meses esta co-produção do JAT com o Teatro das Figuras- Teatro Municipal de Faro e com o Cineteatro Louletano circulou pelos palcos internacionais do 50th Festival Teater Jakarta; da MAE Agecex – Muestra Ibérica de Artes Escénicas enExtremadura; do Feten – Feria Internacional deArtes Escénicas para Niños, Niñas y Familias; entre outros.
A criação chega agora ao Palácio de Congressos do Algarve, um dos maiores auditórios da península ibérica, permitindo que um número significativo de público possa assistir a este espectáculo.
Com capacidade para 1.650 pessoas, lotação superior à do grande auditório do Centro Cultural de Belém, este espaço, para além da realização de congressos, é utilizado para eventos culturais de grande envergadura como concertos, espectáculos de teatro, entre outros.
As apresentações de dia 12 de abril são promovidas pela JuvAlbuhera e CPCJ Albufeira (Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens) em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira e o NAU Salgados Palace.
A entrada é gratuita para menores de 18 anos e custa 5€ para maiores de 18 ano. Parte da verba da bilheteira reverterá para APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve.
Os ingressos para a sessão das 21:00 podem ser reservados através do email: [email protected], do telemóvel 919 669 986 ou adquiridos diretamente no local e dia do espectáculo a partir das 19:30.
Leia também: Albufeira quer ser o melhor destino turístico de sol e mar em Portugal