O 36.º Festival do Marisco está de volta a Olhão, entre os dias 10 e 14 de Agosto, com um cartz de luxo. O evento, como habitualmente, decorre no Jardim Pescador Olhanense, com vista para a Ria Formosa.
O objetivo é deliciar os visitantes com o marisco fresco, confecionado no momento, tendo o cenário da Ria Formosa como pano de fundo para desfrutar o cartaz musical.
Pelo palco de um dos maiores festivais a sul do Tejo vão passar os Calema, Ana Moura, Plutónio, Diogo Piçarra e Maninho
𝗗𝗶𝗮 𝟭𝟬 | 𝗖𝗮𝗹𝗲𝗺𝗮
Seis anos depois, a dupla volta a subir ao palco do Festival do Marisco.
Chamam-se Calema — expressão que significa especial ondulação na costa africana — e vieram agitar a música em Portugal. Os irmãos Fradique e António Mendes Ferreira instalaram-se no país há alguns anos, vindos de São Tomé e Príncipe.
Pelo meio, estiveram em França, onde começaram uma carreira profissional como cantores e arrancaram com o fenómeno de sucesso global que se tornou a sua música.
𝗗𝗶𝗮 𝟭𝟭 | 𝗔𝗻𝗮 𝗠𝗼𝘂𝗿𝗮
Já atuou por diversas vezes em Olhão e o videoclipe “Andorinhas” foi gravado na cidade cubista.
A fadista, que iniciou a carreira no século XXI, já vendeu mais de um milhão de discos em todo o mundo, e é uma das recordistas de vendas de discos em Portugal.
𝗗𝗶𝗮 𝟭𝟮 | 𝗣𝗹𝘂𝘁𝗼́𝗻𝗶𝗼
O rapper do bairro da Cruz Vermelha, em Cascais, representa o “real gangsta rap” e o R&B em português, e tem vindo a explorar cada vez mais os afrobeats.
A sua versatilidade faz com que seja considerado um dos maiores talentos portugueses da atualidade pelos seus pares e pelo público que o segue religiosamente.
𝗗𝗶𝗮 𝟭𝟯 | 𝗗𝗶𝗼𝗴𝗼 𝗣𝗶𝗰̧𝗮𝗿𝗿𝗮
Poucos já se lembram que aquele que é um dos artistas mais queridos do público nacional foi o vencedor do programa Ídolos em 2012.
Desde então, a carreira do cantor nascido em Faro não parou de crescer, assim como o número de fãs incondicionais, que terão oportunidade de voltar a ver o seu ídolo ao vivo no Festival do Marisco de Olhão, sete anos depois.
𝗗𝗶𝗮 𝟭𝟰 | 𝗠𝗮𝗻𝗶𝗻𝗵𝗼
Nascido no Brasil, Maninho encontra-se a viver em Portugal há vários anos, onde se afirmou, apesar da sua juventude, como um dos melhores guitarristas no país, tocando, entre outros, com artistas como Mariza, Héber Marques ou Bárbara Bandeira.
Numa iniciativa da Câmara Municipal, organizada pela empresa municipal Fesnima, o Festival do Marisco é um dos principais cartazes turísticos de Olhão e da região.
Leia também: Há uma ilha no Algarve considerada as “Maldivas portuguesas”