Olhão recebeu, na sua biblioteca, no passado sábado, a primeira apresentação do livro “Na Língua da Maré”, do jornalista Abel Coentrão e Helder Luís, fotógrafo e designer, no âmbito da comemoração dos 80 anos da Mútua dos Pescadores.
Produzida durante o ano de 2022, a obra reúne histórias dos pescadores e suas famílias, com fotografias exclusivas, envoltas num design moderno, em edição brochada, que glorificam e humanizam a vida e o trabalho das comunidades piscatórias.
O livro nasceu do desafio lançado aos autores, pela Mútua de Pescadores para criarem uma obra com gente dentro, que sentisse o pulso do sector marítimo, que lhe perguntasse de onde veio, o que ficou da longa e dura caminhada e se ainda lhe resta mar por onde seguir.
Para a Mútua, esta é uma obra que “contribuirá para uma melhor compreensão do peso simbólico, económico, social e político do sector marítimo em Portugal, e que, através dele, se valorizem também as vidas das pessoas e das comunidades que são, desde o primeiro dia, a razão da cooperativa de utentes de seguros fundada em 1942”.