“The Power of Storytelling”, filme vencedor deste concurso europeu, foi realizado por quatro formandos do 1º ano do curso de Realização, Cinema e TV, que se auto-intitularam de “Storytellers”, e contou com a orientação do formador e tutor da área de Vídeo, José Jesus.
O anúncio do filme vencedor aconteceu no Dia Internacional da Educação (24 de janeiro) com o qual o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP), pretende “celebrar a importância da Educação e da Formação Profissional na Europa, no ano em que se assinala o Ano Europeu das Competências”, destacando a mensagem que o filme “The Power of Storytelling” representa: “nunca é tarde para abraçar os sonhos e a formação e educação são fundamentais para a sua concretização”.
De acordo com o grupo de formandos da ETIC_Algarve, Beatriz Silvestre, Jordana Gasparinho, Margarida Cintra e Tiago Brito, “storytelling cria uma forma de mostrar diferentes experiências e conectar audiências diversas em todo o mundo. Transcende a mera diversão, capturando emoções e complexidades, moldando perspetivas. Escolhemos mostrar a história de uma estudante real (Jordana Gasparinho) que terminou o ensino secundário há muito tempo”.
“Após seis anos, ela decidiu finalmente seguir a sua carreira de sonho, seguindo a sua paixão pelo Cinema ao ingressar numa escola profissional, onde adquiriu competências em: contar histórias, edição, produção, continuidade, design de som, operação de câmeras e luzes. O Cinema é uma arte atemporal, combinando todas as ambições numa só: a magia do cinema“, acrescentam.
Para a ETIC_Algarve “este é um prémio que valida a capacidade criativa dos nossos formandos e, nunca é demais, lembrar que ainda só estão no 1º ano do curso. A escola lançou o desafio para a participação neste concurso numa altura em que estavam apenas com 3 meses de aulas e, este grupo, juntamente com outros 2, agarraram este projeto com entusiasmo e dedicação. Em tempo recorde conseguiram realizar as suas curtas, com o devido mérito reconhecido”.
“Desde o início da sua formação que o nosso papel é incentivar os formandos para estes desafios, que não consideramos como extra formação pela forma como este tipo de projetos contribui, com ou sem prémios, para a formação e integração profissional dos nossos formandos”, destaca.
A equipa vencedora vai receber o Prémio durante um evento específico no 26º Festival Internacional de Documentários de Tessalónica (7 a 17 de março de 2024).
Neste evento, os vencedores também irão participar numa discussão, em painel, com especialistas da Cedefop, representantes do festival e professores de EFP, sobre as perspetivas de formação dos jovens num ambiente educativo e de mercado de trabalho em rápida evolução.
Leia também: