A Ucrânia não vai receber o Festival da Eurovisão em 2023, anunciou a União Europeia de Radiodifusão.
“Após a vitória no Festival Eurovisão em maio, a EBU/UER procurou opções para organizar o concurso do próximo ano com a estação de televisão pública da Ucrânia. Tornou-se uma tradição que o vencedor da Eurovisão seja o anfitrião da competição do ano seguinte, mas tendo em conta a guerra em curso desde a invasão russa do país vencedor deste ano, a EBU/UER realizou uma avaliação completa e um estudo de viabilidade, incluindo questões de segurança”, pode ler-se em comunicado tornado público esta sexta-feira.
“Na sequência de uma análise objetiva, o Grupo de Referência, conselho diretivo do Festival da Eurovisão, concluiu com profundo pesar que, verificando-se as atuais circunstâncias, as garantias de segurança exigidas para uma emissora acolher, organizar e produzir o Festival da Eurovisão não podem ser preenchidas”, prossegue.
A organização do certame vai agora encetar conversações com a BBC, enquanto vice-campeã do concurso em 2022, para poder realizar o Festival da Eurovisão 2023 no Reino Unido.
- Texto: Blitz do Expresso, jornal parceiro do POSTAL