A V Edição da Feira do Ambiente e Vegan do Algarve (FAVA) 2024 vai realizar-se entre 20 e 22 de setembro, no Parque Municipal de Loulé, inserido nas iniciativas promovidas por ocasião da semana europeia da mobilidade sustentável, anunciou a associação organizadora.
Promovida pela associação Benfazer, as inscrições para a participação de expositores na FAVA estão abertas, com a organização a apelar à candidatura de produtos de “alimentação, vestuário, cosmética, mercearia, mobilidade urbana, arquitetura e construção, entre outras, sempre sob a égide da sustentabilidade e do veganismo”.
“Da mesma forma, convidamos artistas, instrutores, palestrantes e organizações a submeterem as suas propostas de participação, no sentido de enriquecerem o programa de atividades da FAVA, que incluirá debates, oficinas, aulas de ginástica, ioga, meditação e espetáculos de rua, garantindo uma oferta diversificada para todos os públicos de todas as idades”, acrescenta.
Esta feira distingue-se por ser a única feira popular no Algarve, e das poucas no panorama nacional, dedicada inteiramente a promover um estilo de vida ecológico, consciente e compassivo, alinhado com os princípios veganos.
A FAVA promove o desenvolvimento pessoal e a saúde através de várias atividades, desde aulas de exercício físico, yoga, meditação, como debates e oficinas de várias temáticas, da cozinha à dança, encorajando uma vida ativa, consciente e criativa.
A feira destaca a importância de uma relação harmoniosa com a natureza, oferecendo produtos e serviços que são ecologicamente responsáveis e promovendo práticas que contribuem para a preservação e recuperação ambiental.
Este pilar enfatiza a dignidade, bem-estar, e liberdade animal, promovendo o veganismo como um estilo de vida ético e sustentável e destacando a interconexão entre o bem-estar animal, humano e ambiental.
A missão da feira passa por sensibilizar o público para a importância de adotar práticas mais sustentáveis e éticas em diversos aspetos da vida diária. Isto inclui a alimentação, o vestuário, o artesanato, a cosmética, e outros produtos e serviços, garantindo que tudo esteja em conformidade com uma ética de respeito pelo ambiente e pelos animais.
A feira visa igualmente fomentar uma maior consciência social, interpessoal e ambiental, promovendo a saúde integral, a arte, a cultura, e a inovação como veículos para uma sociedade mais justa e sustentável.
Leia também: Conheça as duas praias do Algarve que estão entre as mais perigosas do país