O nosso mundo é verdadeiramente fascinante. Existem criaturas minúsculas que só são vistas ao microscópio e seres gigantes que podem medir vários metros e pesar imensas toneladas. A diversidade de animais faz parte da imensa riqueza do nosso planeta. Há diversas curiosidades sobre estes seres vivos que comprovam como existem animais verdadeiramente incríveis. Alguns animais apresentam características tão singulares que os tornam em seres muito especiais. Essas informações são bastante interessantes e devem ser conhecidas por todos. Por isso, reunimos um conjunto de factos curiosos sobre animais que irão fazer com que ame ainda mais a fauna do nosso planeta.
1. A pulga é a rainha do salto
É verdade. A pulga consegue pular até 350 vezes o seu tamanho. Ora, se compararmos a pulga com o ser humano, tendo em conta o tamanho deste, o salto da pulga representa o mesmo que uma pessoa saltar um estádio de futebol… Portanto, nem o Michael Jordan supera a pulga…
2. O albatroz dorme em pleno voo
Esta ave consegue aproveitar os ventos fortes para planar. Esta qualidade do albatroz
permite-lhe que não seja necessário bater as asas continuamente.
Não é preciso bater as asas o tempo todo, porque ele plana como se estivesse numa asa delta. Esta ave passa praticamente a vida toda a voar sobre o mar. O albatroz só vai para a terra para procriar.
3. Girafas fazem a sesta em pé
Estes animais conseguem dormir em pé. Na verdade, será mais indicado dizer que é uma sesta. O seu período de sono por dia é de apenas 2 horas, que são distribuídas por sestas de cerca de 20 minutos. Essa capacidade é uma mais-valia importante, porque permite facilitar a fuga da girafa, caso surja um predador.
4. O sangue das aranhas é transparente
As aranhas apresentam circulação de sangue no seu organismo. No entanto, o seu sangue é muito diferente do nosso. O sangue das aranhas é chamado de hemolinfa e destaca-se por ser incolor.
Apesar de ser transparente, tem na mesma um papel importante. A hemolinfa das aranhas permite a circulação de oxigénio, nutrientes, entre outros elementos fundamentais para a sua existência.
5. Uma barata pode sobreviver sem cabeça
Embora o tempo possa variar, descobriu-se que a barata pode sobreviver por muitos dias, após perder a cabeça.
Essa fantástica capacidade acontece, porque é no tórax que a barata tem uma parte do seu cérebro. Há especialistas que defendem que ela pode viver até um mês sem cabeça.
7. A baleia-azul é o maior animal do mundo
A baleia-azul é o maior animal que habita o planeta nos dias de hoje. Naturalmente, no passado, houve outros que o superaram. Atualmente, não há animal maior a habitar a Terra. Este animal, de nome científico Balaenoptera musculus, pode atingir os 30 metros de comprimento e o seu peso pode chegar às 150 toneladas.
A baleia-azul atinge esta dimensão, mas a sua alimentação centra-se em krill, que consiste num conjunto de espécies de animais invertebrados semelhantes ao camarão, mas em tamanho minúsculo.
8. As formigas espreguiçam-se pela manhã
Sabiam que as formigas se espreguiçam quando acordam? É verdade, este ser minúsculo espreguiça-se após acordar.
9. Crocodilos engolem pedras para mergulhar
Devido à sua alimentação, os crocodilos apresentam um estômago bastante resistente. Eles podem alimentar-se de tartarugas, girafas, entre outras coisas.
Além disso, este animal engole pedras propositadamente, visando aumentar a densidade do corpo para poder passar mais tempo submerso. Eles engolem as pedras para mergulharem até maior profundidade e para aguentarem mais tempo debaixo de água.
10. A minhoca pode ter muitos corações
Geralmente, como apresentam um sistema circulatório complexo, não têm apenas um coração. Necessitam de ter pares de corações. Elas costumam ter entre 2 a 15 pares de corações para conseguirem distribuir o sangue por todo o seu corpo.
11. É o cavalo-marinho macho que dá à luz
Não é a fêmea do cavalo-marinho que dá à luz. Na espécie cavalo-marinho, há maior igualdade. O funcionamento consiste numa divisão de tarefas.
Primeiro, a fêmea do cavalo-marinho deposita os óvulos na bolsa incubadora do cavalo-marinho macho. Posteriormente, este fecunda os óvulos e carrega-os. Durante esse tempo em que os filhotes se encontram no cavalo-marinho macho, a fêmea continua a produzir óvulos, que serão fecundados no acasalamento seguinte.
Desta forma, a espécie cavalo-marinho consegue reduzir para metade o tempo de gestação dos filhotes. O seu processo de gestação dura entre 9 e 69 dias.
Seguramente que o conhecimento destes factos curiosos sobre animais tiveram o poder de desenhar um sorriso no seu rosto, não é verdade?…
Leia também: Conheça o truque caseiro e barato que promete acabar com a humidade em casa neste inverno