A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa acolhe, até o próximo dia 28, uma exposição bibliográfica sobre a história e a realidade cultural, social e económica de Timor Leste, que integra a Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa.
Recorde-se que a 20 de maio de 2002, a antiga colónia portuguesa, chegou à independência, depois de graves dissensões civis e de duas décadas de ocupação indonésia.
Para assinalar o 20º aniversário da independência de Timor-Leste, realizou-se, no dia 12 de maio, uma sessão que contou com a presença de representantes da embaixada timorense e uma conferência que foi proferida por João Luís Gonçalves.
João Luís Gonçalves é atualmente Procurador da República na comarca de Faro, e um profundo conhecedor da realidade timorense, tendo participado nas seguintes missões das Nações Unidas, em Timor-Leste: em setembro de 2001, em Díli, Timor-Leste, colaborou num curso de formação judiciária para magistrados e defensores públicos.
Foi Procurador Mentor em Díli, no âmbito do UNDP (United Nations Development Programme), a partir de 20 de maio de 2002; de setembro de 2002 a junho de 2003, foi Procurador Internacional pela UNMISET (Missão das Nações Unidas de Apoio a Timor-Leste), no departamento de Serious Crime que investigou os crimes contra a humanidade dos massacres das milícias praticados em 1999.