Uma exposição de pintura de João Pinto está patente na sala de Exposições da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR), na Praça da Liberdade, em Faro, até 24 de março.
Com o título “Paisagem do Algarve”, esta exposição de pintura em acrílico sobre tela destaca “a natureza e a sua preservação”, além da visão do artista sobre quatro sítios do Algarve onde subsiste um equilíbrio na intervenção humana sobre os ecossistemas.
O Algarve é um território original, constituído por camadas em latitude – Mar, Litoral, Barrocal e Serra – e com fronteiras geográficas naturalmente definidas. À semelhança de grande parte do país, o que o caracteriza é a paisagem cultural e, em espaços limitados ou visto à distância, a paisagem natural, o seu recurso mais valioso.
Esta é mais uma iniciativa cultural incluída na programação anual da sala alinhada pelos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos para 2030 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00. A entrada é livre.
João Pinto é biólogo, ilustrador e fotógrafo, residente em Faro. O gosto pela pintura iniciou-se no final dos anos 90. Desde essa altura tem vindo a experimentar vários meios de expressão e atualmente utiliza sobretudo a aguarela, o guache e o acrílico.
As temáticas das pinturas refletem o seu interesse pela biodiversidade e geodiversidade. Procura traduzir nas suas pinturas a admiração por grande parte da pintura naturalista e impressionista.