O aniversário do nascimento do Dr. António João Eusébio, moncarapachense e criador da marca Sumol, teve lugar esta quarta-feira na escola que ostenta o seu nome, tendo contado com a presença dos seus dois filhos na entrega dos prémios de mérito, excelência e centenário.
“António João Eusébio nasceu em Moncarapacho, a 10 de Janeiro de 1915. Licenciou-se em Diplomática Consular e Aduaneira e em Finanças e Administração Comercial e foi professor do Ensino Técnico em Évora e em Lisboa”, refere em comunicado o Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes.
Mais tarde, integra o quadro da inspecção-geral de Finanças, e torna-se um dos maiores empresários nacionais do seu ramo, no século XX, destacando-se a criação do Grupo Sumol que era, segundo o próprio, “a junção de duas coisas que há na minha terra, Sumo (das laranjas do Algarve) e Sol”.
Distinguido como empresário, nunca descurou duas vertentes de importância vital: a Cultura e a Acção Social. Foi considerado uma personalidade de sólida cultura geral, mantendo uma clara preferência por elementos de carácter técnico e científico relacionados com a alimentação, engenharia, gestão industrial, marketing, demonstrou também um elevado interesse pela música (popular e clássica), literatura e poesia.
Faleceu em 2000, perpetuando o seu nome na Escola do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico de Moncarapacho.
Leia também: Alunos do Agrupamento de Escolas Francisco Fernandes Lopes aprenderam jogos tradicionais