O Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), no distrito de Faro, recebe a 10 de abril um seminário sobre “50 anos de educação”, com o objetivo de lançar uma reflexão sobre o impacto da democracia na educação.
A câmara algarvia adianta em comunicado que o seminário é organizado no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 e irá discutir “o que foi feito e o que ainda poderá vir a ser realizado em prol do ensino e da escola pública”.
Fazem parte do painel de oradores convidados especialistas nacionais, como António Henriques, Jorge do Ó, Isabel Flores e Rodrigo Castro que irão partilhar os seus saberes e práticas que marcaram os últimos 50 anos de Educação em Portugal e perspetivar os desafios que se colocam no futuro.
A sessão de abertura está marcada para as 9:30 e contará com a presença da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes; da delegada regional de Educação do Algarve, Carla Fernandes; e do Comissário Executivo Adjunto da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de abril, João Faria.
Seguir-se-á o primeiro painel, subordinado ao tema “O Impacto da revolução na educação” que terá inicio com a apresentação de António Henriques , Investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação da Universidade de Lisboa que abordará a transformação da escola neste período, sob o mote “Uma metamorfose do modelo escolar e da escola pública sob os ecos do 25 de abril”, enquanto Jorge do Ó, professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, falará sobre os constrangimentos estruturais e os desafios da democratização do gesto inventivo no modelo escolar.
O segundo painel, marcado para as 14:30, vai debruçar-se sobre os desafios da educação 50 anos depois da revolução e inclui as intervenções de Isabel Flores, diretora executiva do Instituto para as políticas públicas sociais, que focará a sua intervenção na temática “Quem quer ser professor: cenários de escassez e estudo de soluções” seguida do fundador e CEO da Educa-te (start-up focada em inovação e disrupção dos sistema educativo) Rodrigo Castro que se irá debruçar sobre os professores do futuro como principais agentes de mudança.
O debate com os intervenientes no seminário está agendado para as 16:00 e encerrará os trabalhos, constituindo um momento privilegiado para a partilha de saberes e conhecimentos, no sentido de estimular a desejada operacionalização de práticas e estratégias promotoras de uma educação para todos.
Este seminário é certificado pelo Centro de Formação de associação de Escolas de Portimão e Monchique e está aberto à participação docentes, técnicos especializados, alunos, pais/encarregados de educação e público em geral, com inscrições gratuitas aqui até à véspera do mesmo, sujeitas à lotação da sala.
Leia também: Conheça as previsões do tempo que antecede a Páscoa