Saúl Neves de Jesus, professor catedrático da UAlg, foi nomeado presidente do júri do “Prémio Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis 2024”.
Este prémio pretende reconhecer e distinguir as organizações com práticas de gestão promotoras de condições que suportem a segurança, a saúde organizacional e o bem-estar dos trabalhadores.
Esta iniciativa foi criada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) para o incentivo e a divulgação das melhores orientações e práticas que se desenvolvem em Portugal e enquadra-se no âmbito da parceria com a ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho) e com a EU-OSHA (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho).
De acordo com o relatório sobre o Custo do Stresse e dos Problemas de Saúde Psicológica no Trabalho em Portugal, realizado pela OPP (2023), a perda de produtividade devida ao absentismo e ao presentismo causados por stresse e problemas de saúde psicológica pode custar às empresas portuguesas até €5,3 mil milhões por ano. Por outro lado, as evidências científicas comprovam que realizar ações para prevenir as causas do stresse ocupacional, intervir nos problemas de saúde psicológica e promover a saúde psicológica no local de trabalho pode não só reduzir os custos, mas também traduzir-se num conjunto de benefícios, quer para os trabalhadores quer para as organizações.
Ao distinguirem-se os casos de excelência, pretende-se ainda suscitar o desenvolvimento de ações de mudança no tecido organizacional português, através da generalização das boas práticas.
Os prémios Healthy Workplaces serão atribuídos em cada uma das seguintes categorias:
- Organizações até 49 trabalhadores (micro e pequenas empresas/organizações);
- Organizações com 50 a 249 trabalhadores (médias empresas/organizações);
- Organizações com mais de 250 trabalhadores (grandes empresas/organizações).
Mais informações sobre este prémio podem ser obtidas aqui.
Em 2022, Saúl de Jesus foi um dos membros fundadores do Laboratório Português dos Ambientes de Trabalho Saudáveis (LabPATS), que pretende estudar de forma sistemática e promover a saúde e o bem-estar das organizações e dos seus profissionais.
Leia também: Aprenda como se recuperam os pontos perdidos na carta de condução