O Instituto Piaget lançou o projeto ConCentrARTE, uma iniciativa a três anos que conta também com o apoio financeiro da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). O projeto está focado na prevenção, promoção e prestação de cuidados de saúde mental e bem-estar aos 3.500 estudantes que frequentam os quatro campus do Piaget, de norte a sul do país: Vila Nova de Gaia, Viseu, Almada e Silves.
O Piaget justifica esta aposta pelo facto de “a saúde mental dos jovens universitários em Portugal ser cada vez mais uma preocupação central das instituições de ensino superior”.
“Sabemos que existe uma relação estreita entre a parte emocional e o interesse e envolvimento com as aprendizagens do meio académico, que poderá ser estimulada através deste projeto. Acreditamos que este será um marco na promoção de uma comunidade académica mais saudável, inclusiva e resiliente”, afirma a psicóloga clínica, professora e coordenadora geral do projeto, Sandra Roberto.
O ConCentrARTE adota um modelo de cuidados distribuído por oito etapas, que abrange atividades estruturadas com o objetivo de fornecer apoio gradual e personalizado, conforme as necessidades de cada estudante.
Os estudantes do Instituto Piaget terão também acesso gratuito a intervenção psicoterapêutica individual e em grupo, assegurada por psicólogos e enfermeiros especialistas.
Está ainda previsto o encaminhamento de estudantes para instituições de saúde quando forem identificados casos mais graves, em que as intervenções contempladas no ConCentrARTE não sejam suficientes.
“Queremos reduzir o isolamento dos estudantes, estimular a expressão das suas dificuldades no meio académico e encontrar meios de transformação dessas dificuldades internas e externas”, explica Sandra Roberto.
A entrada no Ensino Superior é perspetivada, pela maioria dos estudantes, como uma oportunidade de promoção do seu desenvolvimento intelectual, pessoal e social. Nesta transição de vida, o estudante é confrontado com uma série de desafios e mudanças, que exigem uma resposta adequada e eficaz, de forma a experienciar uma adaptação positiva e satisfatória.
É neste contexto que a instituição de ensino superior destaca, por exemplo, o programa de mentoria “Mentoring The Future”, onde estudantes de anos mais avançados no Piaget assumem o papel de mentores, ajudando os novos alunos a integrarem-se na vida académica, aumentando a inclusão e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais entre estudantes.
“A mentoria é também essencial para identificar situações problemáticas que possam requerer intervenção especializada e que, de outra forma, poderiam passar despercebidas e levar a situações de abandono escolar e de agravamento da saúde mental dos estudantes”, reforça a mesma responsável.
Além do programa de mentoria, o projeto ConCentrARTE inclui também atividades de prevenção e promoção da saúde mental, rodas de conversa sobre temas de saúde mental, oficinas de Body & Mind (atividade física e mindfulness), e a capacitação dos docentes em literacia de saúde mental, preparando-os para apoiar mais eficazmente os estudantes.
O Piaget adianta ainda que todo este processo já iniciou em julho passado, com a formação de seis docentes oriundos dos quatro polos académicos, conduzida pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama.
“Quisemos preparar os nossos docentes para liderar sessões de sociodrama com os estudantes, numa abordagem que visa ajudar na resolução de conflitos e no desenvolvimento emocional através da dramatização de situações reais ou fictícias”, conclui a coordenadora do ConCentrARTE.
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