Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Ensino

Falta de professores nas escolas deve-se quase sempre a baixas médicas, diz ministro

Cerca de cinco centenas de docentes que estavam destacados em serviços da Administração Pública e associações científicas e profissionais vão regressar às escolas no próximo ano letivo

09:46 14 Julho, 2022 09:46 14 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O ministro da Educação disse esta quarta-feira que a falta de professores nas escolas ao longo do último ano letivo ficou a dever-se quase sempre a baixas médicas, afirmando que ainda não há uma “carência generalizada”.

“Ao longo do ano letivo, foram colocados cerca de 27 mil horários em substituições, portanto 27 mil profissionais disponíveis em diferentes momentos. As carências de professores em 87,5% dos casos deveram-se a absentismo por baixa médica”, disse João Costa durante uma audição regimental na comissão parlamentar de Educação e Ciência.

Para o ministro da Educação, a principal dificuldade prende-se com a substituição desses docentes, sobretudo em casos em que as baixas são suspensas e retomadas com apenas um dia de intervalo.

Ainda assim, o responsável admitiu que o problema da falta de professores tenderá a agravar-se devido ao aumento do número de aposentações e à redução do número de novos docentes.

Para responder a esse contexto, João Costa elencou um conjunto de 11 medidas, incluindo as alterações à contratação de professores aprovadas na semana passada pelo Conselho de Ministros, que vão permitir a renovação de contratos com horários incompletos e o preenchimento de horários em zonas e disciplinas mais afetadas.

Além dessas, o Ministério da Educação vai também reforçar a monitorização das situações de doença domiciliária “para aferir os casos em que a doença não justifica interrupções”, vai reduzir a dimensão dos quadros de zona pedagógica para tornar as vagas disponíveis mais atrativas e reduzir a cedência de professores a outras organizações, medida que deverá traduzir-se no regresso de 500 docentes às escolas.

Ao todo, cerca de dois mil docentes estavam autorizados pelo Ministério da Educação a prestar serviço em universidades, associações científicas e profissionais ou em direções gerais da Administração Pública. Perante as dificuldades de substituição sentidas nos últimos anos letivos, João Costa anunciou um corte nesta mobilidade estatutária, que se traduzirá numa redução de 25%.

MOBILIDADE POR DOENÇA (DES)REGULADA

A partir de setembro, o Ministério da Educação vai também iniciar o processo de concertação social sobre a revisão do modelo de recrutamento e colocação de professores, com o objetivo de criar “condições para a fixação de mais professores em quadro de escola, de forma permanente e com perspetiva de estabilização da sua vida pessoal num território”.

Relativamente às alterações que estão em cima da mesa, o ministro foi depois questionado pela deputada social-democrata Carla Madureira sobre quais as medidas previstas para resolver a situação dos professores já vinculados, mas colocados longe de casa.

“Não trabalhamos onde moramos, moramos onde trabalhamos. O que não é racional é dizer às pessoas que têm de trabalhar em sítios diferentes a cada três ou quatro anos”, respondeu o ministro, acrescentado que o objetivo é assegurar uma maior estabilidade aos docentes.

Quanto a formação de professores, o ministro da Educação indicou que está a ser preparada a revisão das habilitações para a docência, e vai ser criado um grupo de trabalho com vista a uma revisão dos requisitos de acesso aos mestrados em Educação.

O mesmo grupo ficará também encarregue de propor modelos de profissionalização em serviço “que poderão envolver modalidades diferenciadas de frequência da formação profissional e de disponibilização de oferta de formação para profissionais que desejam voltar à profissão”.

João Costa indicou ainda que serão retomados os estágios profissionais remunerados e que a tutela já pediu às instituições de ensino superior o aumento do número de vagas para os cursos na área da Educação.

Sobre a questão das alterações no regime da mobilidade por doença, motivo que levou à audição a pedido dos grupos parlamentares do PCP; PAN e Bloco de Esquerda, João Costa começou por lembrar que os pedidos passaram de 128 para 9 mil numa década, havendo casos em que se deslocaram para um edifício na mesma rua.

“Em apenas 10 anos, passámos de 128 professores em destacamento por condições específicas para 8.818 no último ano letivo. Este crescimento, na ordem dos 15-20% em média ao ano, levou a uma desregulação evidente nos números que também são conhecidos”, afirmou-

O ministro lembrou ainda que cerca de 10% dos professores em mobilidade por doença acabou por fazer “deslocações entre escolas do mesmo concelho, por vezes na mesma rua”.

A maioria dos pedidos de mobilidade está concentrada no norte do país, ou seja, nas regiões do Minho, Trás-os-Montes e na Área Metropolitana de Porto até à zona da Mealhada:

Sem regras que definissem um número máximo de docentes que as escolas podiam receber, verificou-se também uma concentração em alguns estabelecimentos de ensino, havendo concelhos, onde o número de professores em mobilidade é superior a metade dos professores colocados nas escolas.

“Nalguns concelhos temos uma má distribuição dos professores entre as escolas da mesma cidade. Num concelho, uma escola recebe mais 163% de professores que os outros docentes de carreira a exercer no agrupamento, outra, mais 101%”, exemplificou, acrescentando que ao mesmo tempo existem outras escolas da mesma cidade onde faltaram professores.

Num outro concelho, que não nomeou, existem “141 professores em mobilidade que representam um acréscimo de mais 131% de professores ao quadro da escola”.

Por outro lado, a possibilidade de os professores pedirem transferência de escola veio trazer problemas às escolas de origem, com concelhos que perderam “entre 40 a 50% dos professores do quadro, a muito poucos quilómetros dos concelhos para onde os docentes se deslocam”.

João Costa garantiu que as alterações legislativas, que vieram definir distâncias mínimas para as mudanças de escola, não retiram “o direito à proteção na doença”.

Os docentes em mobilidade por doença representam 7,8% do total dos docentes em exercício de funções e o novo decreto-lei veio estabelecer que cada escola pode definir até 10% de capacidade de acolhimento.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL, com Lusa

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Habitação. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei

12:30 30 Julho, 2026 12:29 30 Julho, 2026 | João Luís

Taxa sobre rendimentos prediais pode chegar aos 25%, mas há contratos de arrendamento com regimes fiscais diferentes

Algarve Ciência

Eclipse solar vai mobilizar observações em vários pontos do Algarve

07:20 31 Julho, 2026 06:58 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Lagos, Faro, Tavira e Albufeira recebem sessões especiais para acompanhar o eclipse solar de 12 de agosto

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí novo aperto no calor: estas regiões podem passar dos 35 ºC nesta data

07:10 31 Julho, 2026 13:53 30 Julho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão voltar a subir em várias zonas do país, com o interior a concentrar os valores mais elevados

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Algarve Cultura

Cinema anima noites de verão em Tavira e São Brás de Alportel

07:40 31 Julho, 2026 07:26 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cinemalua promove quatro sessões gratuitas de cinema ao ar livre em Cachopo, Cabanas de Tavira e São Brás de Alportel

Pessoas de costas a olhar para bandeira da União Europeia. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Opinião

O futuro do Fundo Social Europeu está em jogo – Eurocities alerta no podcast ‘Cidades sem Margens’ | Por João Palmeiro

08:00 31 Julho, 2026 07:39 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quer seja devido à pobreza, desemprego, deficiência, insegurança habitacional ou outras barreiras, demasiadas pessoas ainda têm dificuldade em aceder a oportunidades que outros consideram garantidas"

Algarve Ensino Nacional

Universidade do Algarve integra novo Consórcio de Escolas de Ciências

07:00 31 Julho, 2026 06:40 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo consórcio reúne a UAlg e outras nove universidades para incentivar projetos conjuntos e a partilha de boas práticas

Economia Nacional

As dez respostas sobre o que muda nas regras para obter crédito à habitação a partir de agosto

09:05 30 Julho, 2026 09:07 30 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Saiba tudo sobre as novas normas de crédito que bancos e instituições financeiras devem seguir para aprovar empréstimos

Crucifixo que se manteve intacto após incêndio. Crédito: Catholic Arena
Cultura Europa

Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França

08:00 30 Julho, 2026 19:08 29 Julho, 2026 | João Luís

A fotografia captada em Cotignac, França, mostra um crucifixo rodeado por uma paisagem devastada pelas chamas

Dia com nuvens. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo muda esta quinta-feira: temperatura desce em todo o país menos nesta região

06:30 30 Julho, 2026 09:08 30 Julho, 2026 | João Luís

A previsão para quinta-feira traz algumas mudanças no estado do tempo, com diferenças entre regiões do continente e ilhas

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 10:06 30 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Ensino Nacional Tech

Governo alarga proibição de smartphones nas escolas até ao 9.º ano

20:00 30 Julho, 2026 09:49 30 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Alunos do 7.º ao 9.º ano ficam abrangidos pela proibição de smartphones a partir de janeiro, após um primeiro período letivo de adaptação

Algarve Cultura Nacional

Fotografias históricas da Lusa podem ser vistas em Albufeira até 7 de agosto

18:47 30 Julho, 2026 18:50 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra convida o público a percorrer quatro décadas de acontecimentos, rostos e emoções através do arquivo fotográfico da Lusa

Forno elétrico avariado. Crédito: Magnific
Economia Europe Direct Algarve

Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar

11:23 30 Julho, 2026 11:23 30 Julho, 2026 | João Luís

Novas regras da União Europeia querem tornar a reparação mais simples e atrativa, com impacto nas garantias e no acesso a peças

Habitação. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei

12:30 30 Julho, 2026 12:29 30 Julho, 2026 | João Luís

Taxa sobre rendimentos prediais pode chegar aos 25%, mas há contratos de arrendamento com regimes fiscais diferentes

Algarve, Ciência

Eclipse solar vai mobilizar observações em vários pontos do Algarve

07:20 31 Julho, 2026 06:58 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Lagos, Faro, Tavira e Albufeira recebem sessões especiais para acompanhar o eclipse solar de 12 de agosto

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí novo aperto no calor: estas regiões podem passar dos 35 ºC nesta data

07:10 31 Julho, 2026 13:53 30 Julho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão voltar a subir em várias zonas do país, com o interior a concentrar os valores mais elevados

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Algarve, Cultura

Cinema anima noites de verão em Tavira e São Brás de Alportel

07:40 31 Julho, 2026 07:26 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cinemalua promove quatro sessões gratuitas de cinema ao ar livre em Cachopo, Cabanas de Tavira e São Brás de Alportel

Pessoas de costas a olhar para bandeira da União Europeia. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Opinião

O futuro do Fundo Social Europeu está em jogo – Eurocities alerta no podcast ‘Cidades sem Margens’ | Por João Palmeiro

08:00 31 Julho, 2026 07:39 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quer seja devido à pobreza, desemprego, deficiência, insegurança habitacional ou outras barreiras, demasiadas pessoas ainda têm dificuldade em aceder a oportunidades que outros consideram garantidas"

Algarve, Ensino, Nacional

Universidade do Algarve integra novo Consórcio de Escolas de Ciências

07:00 31 Julho, 2026 06:40 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo consórcio reúne a UAlg e outras nove universidades para incentivar projetos conjuntos e a partilha de boas práticas

Economia, Nacional

As dez respostas sobre o que muda nas regras para obter crédito à habitação a partir de agosto

09:05 30 Julho, 2026 09:07 30 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Saiba tudo sobre as novas normas de crédito que bancos e instituições financeiras devem seguir para aprovar empréstimos

Crucifixo que se manteve intacto após incêndio. Crédito: Catholic Arena
Cultura, Europa

Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França

08:00 30 Julho, 2026 19:08 29 Julho, 2026 | João Luís

A fotografia captada em Cotignac, França, mostra um crucifixo rodeado por uma paisagem devastada pelas chamas

Dia com nuvens. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo muda esta quinta-feira: temperatura desce em todo o país menos nesta região

06:30 30 Julho, 2026 09:08 30 Julho, 2026 | João Luís

A previsão para quinta-feira traz algumas mudanças no estado do tempo, com diferenças entre regiões do continente e ilhas

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 10:06 30 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Ensino, Nacional, Tech

Governo alarga proibição de smartphones nas escolas até ao 9.º ano

20:00 30 Julho, 2026 09:49 30 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Alunos do 7.º ao 9.º ano ficam abrangidos pela proibição de smartphones a partir de janeiro, após um primeiro período letivo de adaptação

Algarve, Cultura, Nacional

Fotografias históricas da Lusa podem ser vistas em Albufeira até 7 de agosto

18:47 30 Julho, 2026 18:50 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra convida o público a percorrer quatro décadas de acontecimentos, rostos e emoções através do arquivo fotográfico da Lusa

Forno elétrico avariado. Crédito: Magnific
Economia, Europe Direct Algarve

Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar

11:23 30 Julho, 2026 11:23 30 Julho, 2026 | João Luís

Novas regras da União Europeia querem tornar a reparação mais simples e atrativa, com impacto nas garantias e no acesso a peças

Últimas Notícias

  • Cinema anima noites de verão em Tavira e São Brás de Alportel
    Cinema anima noites de verão em Tavira e São Brás de Alportel
  • Eclipse solar vai mobilizar observações em vários pontos do Algarve
    Eclipse solar vai mobilizar observações em vários pontos do Algarve
  • Vem aí novo aperto no calor: estas regiões podem passar dos 35 ºC nesta data
    Vem aí novo aperto no calor: estas regiões podem passar dos 35 ºC nesta data
  • Universidade do Algarve integra novo Consórcio de Escolas de Ciências
    Universidade do Algarve integra novo Consórcio de Escolas de Ciências
  • Governo alarga proibição de smartphones nas escolas até ao 9.º ano
    Governo alarga proibição de smartphones nas escolas até ao 9.º ano

Opinião

  • O futuro do Fundo Social Europeu está em jogo – Eurocities alerta no podcast ‘Cidades sem Margens’ | Por João Palmeiro
    O futuro do Fundo Social Europeu está em jogo – Eurocities alerta no podcast ‘Cidades sem Margens’ | Por João Palmeiro
  • Lemos aos pedaços, julgamos por inteiro | Editorial de Henrique Dias Freire
    Lemos aos pedaços, julgamos por inteiro | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre

Europe Direct Algarve

  • O futuro do Fundo Social Europeu está em jogo – Eurocities alerta no podcast ‘Cidades sem Margens’ | Por João Palmeiro
    O futuro do Fundo Social Europeu está em jogo – Eurocities alerta no podcast ‘Cidades sem Margens’ | Por João Palmeiro
  • Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar
    Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento