AcordARTE é o nome da exposição que o átrio do Cineteatro São Brás de Alportel acolhe durante o mês de setembro e que dá a conhecer os trabalhos realizados por um conjunto de jovens são-brasenses que participaram na segunda edição do Programa de Férias Inclusivas, promovido pelo Município, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel e o projeto “Jovens Seguros<>Famílias Felizes”, informou hoje a autarquia.
Pintura, colagens e criação de instrumentos musicais a partir de objetivos e materiais reutilizados promoveram um despertar sensorial destes jovens que têm em comum uma situação de alguma deficiência e/ou incapacidade, e através desta experiência descobriram mais alguns dos seus talentos e criatividade, refere o comunicado.
A exposição foi inaugurada esta quarta-feira, dia 7 de setembro, e está patente no átrio do Cineteatro São Brás.
O programa dirigido a jovens dos 16 aos 30 anos, decorreu entre julho e agosto, no Espaço Inclusão, local disponibilizado pela Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, que está a ser preparado para este tipo de atividade e contou com uma equipa de três monitores em alternância e com seis voluntários.
Além das atividades de despertar sensorial e artístico, os jovens tiveram ainda oportunidade de contactarem com cavalos numa visita ao Centro Hípico – Espaço Baixa Lusitânia, localizado no concelho.
Segundo refere o comunicado, “o sucesso destas duas edições do Programa de Férias Inclusivas, promovidas nos verões de 2021 e 2022, veio reforçar a importância destas iniciativas tanto para os jovens participantes como para as suas famílias”. Nesse sentido, o Município de São Brás de Alportel prepara-se para lançar um programa de atividades regular a partir de outubro deste ano dirigido para os jovens participantes no Programa de Férias Inclusivas de 2022 assim como para outros jovens com deficiência e/ou incapacidade que não estejam integrados em outros programas de atividades.