A Spy Manor Productions anunciou o início das filmagens de “Cold Mind”, um drama policial televisivo de alta tecnologia que explora o lado mais sombrio do trabalho de detetive e da Inteligência Artificial, tendo como cenário o Algarve.
Apresentando um talentoso elenco internacional, incluindo Niamh McCormack (Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves, The Witcher), o multipremiado ator de teatro Jos Vantyler, Joana Seixas (‘Quero é Viver’ e ‘Chegar a Casa’) e Paulo Calatre ( Madre Paula, The Last Bath), “COLD MIND” promete um enredo envolvente elaborado pelo escritor Ross Jameson (Freefonix, Second Origin) e trazido à vida pelo diretor Simon Hunter (Edie).
Com trilha sonora original da renomada compositora Debbie Wiseman (Wolf Hall, Dickensian) e Cinematografia de August Jakobsson (Game of Thrones, Dr. Estranho no Multiverso da Loucura, Transformers: A Ascensão das Feras, The Northman), juntamente com o duplo de Vic Armstrong (franquia James Bond, Caçadores da Arca Perdida, Missão: Impossível III, Gangues de Nova York, O Retorno de Jedi, Blade Runner, etc.), “Cold Mind” está programado para redefinir o género, fundindo tecnologia futurística com emocionantes mistérios de detetive.
As filmagens começaram no dia 15 de abril e está previsto terminarem em meados de maio, marcando um salto significativo para a indústria cinematográfica e televisiva de Portugal, apresentando uma narrativa internacional adaptada aos telespectadores globais.
A produtora Vanda Everke expressa entusiasmo, afirmando: “Na Spy Manor Productions, estamos entusiasmados por embarcar na jornada de criação do ‘Universo Cold Mind’, onde a tecnologia e a humanidade se entrelaçam. Juntamente com um emocionante quebra-cabeça de detetive, investigamos a evolução dos agentes de IA, refletindo os avanços da tecnologia do mundo real, e olhamos para o futuro para oferecer ao público um thriller policial emocionante, e elegante, inspirado em eventos reais, ao mesmo tempo que mostra a beleza do Algarve.”
O diretor Simon Hunter acrescenta: “’Cold Mind’ é um drama policial emocionante com múltiplas reviravoltas, ambientado em dois continentes. O nosso talentoso elenco e equipa estão preparados para cativar o público em todo o mundo com histórias novas e atuais, e personagens atraentes.”
O duplo de Vic Armstrong entra na conversa, elogiando a abordagem voltada para o futuro do projeto, afirmando: “Estou emocionado por fazer parte de ‘Cold Mind’, uma virada de jogo do século 21 que explora o fascinante mundo da IA. É um novo empreendimento emocionante, e sinto-me privilegiado em contribuir para o seu sucesso.”
“Trazer ‘Cold Mind’ para o Algarve destaca o potencial da nossa região tanto para o cinema como para a inovação. Esta colaboração reforça o nosso compromisso com o crescimento, combinando criatividade com empreendedorismo. É mais do que um filme; é uma prova do nosso ecossistema próspero e mais um passo à frente para reconhecimento global”, acrescenta Miguel Fernandes, CEO da Dengun, um estúdio start-up sediado no Algarve, que possui um laboratório de inovação em Inteligência Artificial.
Com mais de 100 elementos no elenco e equipa envolvidos, “Cold Mind” promete não só entreter, mas também impulsionar a economia local e elevar o estatuto de Portugal como um destino de referência para a produção cinematográfica internacional.
O primeiro local a acolher os cineastas é o histórico Quartel de Atalaia em Tavira, adequando-se perfeitamente à narrativa cinematográfica onde o exército estende o seu apoio às forças policiais locais.
As filmagens decorrerão em vários locais, um dos quais será o UALG TEC CAMPUS, aceleradora de negócios da Universidade do Algarve, que é uma das entidades que apoia fortemente o projeto ao colaborar neste filme com sabor de alta tecnologia, e que ressoa bem com o posicionamento do Algarve como um centro tecnológico global.
O Algarve Tech Hub é um esforço colaborativo liderado pela Universidade do Algarve, AlgarveSTP e Algarve Evolution, representando um conjunto diversificado de partes interessadas, incluindo academia, instituições públicas e sectores privados, para posicionar o Algarve como um centro global de tecnologia e inovação.
Este primeiro grande passo dado pela Spy Manor Productions será seguido por muitos outros, já que pretendem dedicar-se a impulsionar empreendimentos de entretenimento criativo como este.
O apoio do Destacamento de Tavira do Regimento de Infantaria Nº 1, Comando Geral da GNR, Frutas Casimiro, Vilaça Interiores, Bang & Olufsen, Consexto, Rei das Praias, Jardim Vista, e das Escolas Internacionais Alzejur e Nobel, com contributos para as filmagens locais e configurações foram cruciais para este projeto.
Os agradecimentos especiais da Spy Manor Productions também vão para Marek Reichman, diretor de Criação da Aston Martin, Stefano Gurciullo e Laura Sandelson pelos seus conselhos e contribuições inestimáveis.
Leia também: Conheça as duas praias do Algarve que estão entre as mais perigosas do país