Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura, Desporto, Europe Direct Algarve

Dia da Europa assinalado em Monchique através do projeto-piloto “Europa, Juventude e Arte – De que é feita a Paz?”

O projeto-piloto eterniza em Monchique os valores europeus, cujas ações de sensibilização e capacitação pretenderam lançar sementes para empoderar a juventude para uma participação cívica assente na paz, democracia, liberdade e solidariedade.

18:03 23 Maio, 2022 09:32 15 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O projeto-piloto “Europa, Juventude e Arte – De que é feita a Paz?” juntou diversas entidades para assinalar o Dia da Europa e o Ano Europeu da Juventude em Monchique, desenvolvendo diversas atividades, entre os passados dias 28 de abril e 10 de maio.

A partir do repto lançado pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors aos parceiros na região – Europe Direct Algarve, Município de Monchique, Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, Centro de Documentação Europeia da Universidade Do Algarve e ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, constituiu-se uma parceria à qual se foram juntando diversas entidades, com o objetivo de:

  • Sensibilizar os jovens para o exercício da cidadania, assente em valores como a liberdade, a igualdade, a justiça e a solidariedade;
  • Informar sobre as oportunidades existentes ao nível europeu, nacional, regional e local;
  • Fomentar a participação ativa dos jovens como agentes de mudança, nomeadamente no âmbito da Estratégia Europeia para a Juventude 2019-2027;
  • Contribuir para a criação de espaços de expressão reflexiva, artística e empreendedora, através de metodologias colaborativas e inclusivas, que permitam o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
Fotos D.R.

As atividades contaram com o acolhimento do Agrupamento de Escolas de Monchique, que recebeu no dia 28 de abril o workshop “Expressar a Europa através da Arte e dos Valores”, através do qual os alunos do 9.º ano refletiram sobre o papel da arte enquanto veículo de intervenção e expressão de valores de cidadania e de paz. A partir dos contributos do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, da Universidade do Algarve e do Centro Europe Direct Algarve, a reflexão sobre a expressão artística dos direitos humanos cruzou-se com um world café em torno do que é ser jovem na União Europeia.

Posteriormente, tiveram lugar nos passados dias 4 e 7 de maio – no Espaço Jovem – dois ateliês de expressão criativa, denominados “A(r)tivar a Cidadania Europeia”. Com a mentoria artística de Joana Bandeira Rocha, e considerando o momento atual, especificamente o conflito Rússia – Ucrânia, através destes ateliês foi possível estimular a criatividade dos/as jovens em torno da temática da paz, dando lugar a um percurso artístico na vila de Monchique centrado nas artes tradicionais ucranianas, com inspiração na obra da reputada artista Maria Prymachenko.

As peças artísticas – três caixas de eletricidade e um mural – poderão ser visitadas Largo Comendador José Joaquim Agoas, no Largo da Misericórdia, na fachada da Junta de Freguesia de Monchique e na fachada lateral da Sala de Estudo da Ludoteca.

Esta iniciativa culminou no dia 10 de maio, com a realização do Seminário “De que é feita a Paz? Dia da Europa 2022”, dirigido aos/às alunos/as do 9.º ano da Escola Manuel Nascimento. O Seminário contou com a participação remota da Sra. Embaixadora da Ucrânia e de diversas entidades – Centro de Informação Europeia Jacques Delors, CCDR Algarve, IPDJ, IP. – Instituto Português do Desporto e da Juventude, Rede MOVE, APA-ARH – Agência Portuguesa do Ambiente, ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Município de Monchique e Associação Wallride – que deram contributos inspiradores para a mobilização da juventude relativamente à reflexão sobre direitos humanos e à busca de oportunidades de desenvolvimento da cidadania e da participação cívica.

Um dos oradores do Seminário, Mostafa Zekri – docente no ISMAT – destacou a importância da capacitação da juventude, afirmando que “As aulas de cidadania têm que ser associadas à uma verdadeira prática democrática na escola. Temos que saber se, nas nossas escolas, os jovens participam na gestão democrática da escola por convicção ou por obrigação.” Parafraseando Javier Solana, o professor destacou que “a par o bem da humanidade e do seu progresso nos próximos anos, a multipolaridade geopolítica tem que ser harmonizada com a paz e a cooperação internacionais. A juventude tem que ser preparada para saber como reparar as fraturas das nossas sociedades digitais e alcançar um equilíbrio sustentável com a natureza”. 

Com intuito de salientar o papel importante do desporto e do voluntariado enquanto caminhos para a Paz, o programa de 10 de maio contemplou ainda diversas atividades de animação e ações de voluntariado ambiental. O campo de jogos da Escola Manuel Nascimento acolheu a Associação Walride, que proporcionou à comunidade estudantil a possibilidade de experimentar a prancha de skate, dando lugar a muitas habilidades nas rampas. 

Por sua vez, a equipa da APA-ARH Algarve esteve na Ribeira do Ambrósio, no Parque Urbano de Monchique, com voluntários do Município de Monchique e da Associação Liláz. Na ação de monitorização voluntária realizada pudemos verificar a qualidade ecológica desta massa de água utilizando os macroinvertebrados bentónicos com bioindicador. Esta metodologia permitiu verificar o Índice IBMWP, de qualidade aceitável, apesar da sua artificialização e da presença de algumas espécies exóticas invasoras, de que são exemplo os jarros e a sombrinha chinesa.

O Voluntariado Ambiental para a Água é uma iniciativa promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente desde 2009, que tem como objetivo geral promover a educação para a conservação e o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas de água doce, de águas costeiras e de transição, através da monitorização voluntária da qualidade ambiental e contribuir para a implementação da Diretiva Quadro da Água.

A segunda ação de voluntariado foi organizada pela associação ambiental A Nossa Terra e pela Câmara Municipal de Monchique e teve lugar num terreno que faz parte da faixa de gestão de combustível em redor do aglomerado populacional da vila de Monchique. É um local onde uma infestação de acácia negra da austrália (acácia melanoxylon) e mimosa (acácia dealbata) se vai estendendo em direção à vila. Os participantes reforçaram os seus conhecimentos sobre os vários métodos de controlo físico de uma infestação destas plantas invasoras, considerando a dificuldade em prevenir o recrescimento a partir da rede de raízes existentes ou do banco de sementes na terra. A ação de voluntariado de cerca de duas horas permitiu a remoção de cerca de 3 metros cúbicos de plantas da mimosa, que foi removido desta faixa de gestão e reaproveitado por trituração e compostagem.

O projeto-piloto “Europa, Juventude e Arte” eterniza assim em Monchique os valores europeus, cujas ações de sensibilização e capacitação pretenderam lançar sementes para empoderar a juventude para uma participação cívica assente na paz, democracia, liberdade e solidariedade.

RELACIONADOS:

Europa, Juventude e Arte: qual o caminho?

Europa, Juventude e Arte: Educação e Desenvolvimento Comunitário  – Postal do Algarve

Tecer o amanhã  (com Europa, Juventude e Arte) – Postal do Algarve

Algarve celebrou o Dia da Europa a 9 de maio em Faro e a 10 em Monchique [vídeo]

Dia da Europa: Alterações climáticas obrigam a mudar paradigma e a encontrar soluções de futuro

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram (em breve no Linkedin e Youtube)

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 19:13 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e ventos fortes até 60 km/h permanecem em Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Todos os grupos deste arquipélago vão contar com chuva neste dia e ventos fortes vão afetar algumas zonas do continente

Algarve Nacional Opinião

Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire

15:15 30 Agosto, 2026 15:17 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Falha o Estado quando o crime se move em minutos, a resposta chega depois e o risco acaba entregue a quem acabou de ser assaltado

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros

20:30 30 Agosto, 2026 15:41 30 Agosto, 2026 | João Luís

O preço para renovar a carta de condução não é igual para todos os condutores. A idade e a forma como trata do pedido fazem diferença

Parque aquático.
Algarve

Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar

20:10 30 Agosto, 2026 17:22 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nos anos 90, Susana sofreu um acidente num parque aquático no Algarve que lhe deixou tetraplégica, mas conseguiu voltar a andar

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos que multam e convém saber onde ficam

13:30 29 Agosto, 2026 13:06 29 Agosto, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Mulher à porta de lavandaria. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

“Trabalho 5 ou 6 horas por semana”: enfermeira abriu novo negócio onde fatura mais de 30.000 euros por mês e abandonou hospital

19:20 28 Agosto, 2026 16:55 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Enfermeira norte-americana de 38 anos decidiu aventurar-se num novo negócio e agora fatura mais de 400.000€ por ano

Berna, Suíça.
Economia Europa

País europeu procura milhares de trabalhadores e paga salários que podem chegar aos 8.900€ por mês: saiba onde

16:10 30 Agosto, 2026 15:51 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Salários elevados e falta de mão de obra estão a levar empresas suíças a procurar trabalhadores estrangeiros para a construção

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 19:13 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e ventos fortes até 60 km/h permanecem em Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Todos os grupos deste arquipélago vão contar com chuva neste dia e ventos fortes vão afetar algumas zonas do continente

Algarve, Nacional, Opinião

Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire

15:15 30 Agosto, 2026 15:17 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Falha o Estado quando o crime se move em minutos, a resposta chega depois e o risco acaba entregue a quem acabou de ser assaltado

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve, Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros

20:30 30 Agosto, 2026 15:41 30 Agosto, 2026 | João Luís

O preço para renovar a carta de condução não é igual para todos os condutores. A idade e a forma como trata do pedido fazem diferença

Parque aquático.
Algarve

Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar

20:10 30 Agosto, 2026 17:22 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nos anos 90, Susana sofreu um acidente num parque aquático no Algarve que lhe deixou tetraplégica, mas conseguiu voltar a andar

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos que multam e convém saber onde ficam

13:30 29 Agosto, 2026 13:06 29 Agosto, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Mulher à porta de lavandaria. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

“Trabalho 5 ou 6 horas por semana”: enfermeira abriu novo negócio onde fatura mais de 30.000 euros por mês e abandonou hospital

19:20 28 Agosto, 2026 16:55 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Enfermeira norte-americana de 38 anos decidiu aventurar-se num novo negócio e agora fatura mais de 400.000€ por ano

Berna, Suíça.
Economia, Europa

País europeu procura milhares de trabalhadores e paga salários que podem chegar aos 8.900€ por mês: saiba onde

16:10 30 Agosto, 2026 15:51 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Salários elevados e falta de mão de obra estão a levar empresas suíças a procurar trabalhadores estrangeiros para a construção

Últimas Notícias

  • Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros
    Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros
  • Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar
    Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar
  • Lisboa, Porto e não só: municípios querem acabar com este meio de transporte
    Lisboa, Porto e não só: municípios querem acabar com este meio de transporte
  • Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”
    Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”
  • É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho
    É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

Opinião

  • Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
    Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
  • Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos
    O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho
    É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho
  • De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
    De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento