A Universidade do Algarve, através da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), criou uma nova pós-graduação em Comunicação e Gestão de Ciência que começará a funcionar no próximo ano letivo. As inscrições já se encontram abertas em www.ualg.pt
“Esta formação visa dotar os alunos de competências de estruturação/gestão de comunicação de conteúdos científicos e de valorização da cultura científica”, explica a UAlg em comunicado, acrescentando que “a relação entre a universidade e os seus contextos, as atividades de transferência, o impacto societal da ciência e a necessidade de gestão criteriosa de informação exigem especificidades comunicativas que se analisarão neste curso”.
Na época de pós-verdade e da aparente simplificação da informação e da comunicação, entende-se que comunicar ciência abrange um leque de situações que vão desde a transmissão de conhecimento oriundo da investigação científica, da circulação entre pares, à comunicação de massificação e dos usos descontrolados das redes sociais, por exemplo, que podem omitir a distinção entre crença e ciência, opinião não fundamentada e factos provados.
A gestão de ciência, enquanto aquisição de mecanismos para administração de recursos, processos e medidas, de forma racional e apropriada, carece de reflexão para criação de condições de inovação, produção e transmissão/transferência dos saberes e do conhecimento.
São estes aspetos que justificam a necessidade desta formação pós-graduada, que pretende contribuir para formar especialistas na área, capazes de gerir os processos de comunicação, de refletir acerca da cultura científica na sociedade, e de comunicar apropriadamente a ciência não só entre pares (publicações científicas), mas, sobretudo, em contextos com suportes e para públicos diferenciados.
A pós-graduação resulta da investigação realizada nesta área no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), coordenado por Mirian Tavares, docente da FCHS e investigadora em áreas como arte e tecnologia, cinema, literatura e outras artes, que também será subdiretora e docente do curso. Terá como diretor Manuel Célio Conceição, docente da FCHS, e investigador em terminologia e comunicação especializada, em mediação linguística, multilinguismo e políticas linguísticas, em suma, em línguas, comunicação e ciência.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 8 mil estudantes, 23% dos quais internacionais, oriundos de mais de 85 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 900 estudantes.
Com 41 anos de existência, aparece pela segunda vez consecutiva no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2019, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
Em 2019 voltou a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects, destacando-se como a melhor universidade portuguesa na área de Hospitality & Tourism Management. O Shanghai Ranking’s selecionou as 300 melhores instituições de todo o mundo, colocando a UAlg no Top 100, com a melhor classificação nacional nesta área, entre as posições 51-75, liderando o lote das quatro universidades portuguesas avaliadas. Pela primeira vez, na posição 101-125, também apareceu no ranking do Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019, que analisa o desempenho do ensino em instituições de ensino superior europeias.
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 IES, de 85 países, que cumpriram os requisites de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a academia do sul do país adquira um estatuto central e internacional.