No âmbito do Seminário Internacional de Mentoria (SIM), que se realizou no dia 26 de março, de forma remota, foi formalizada a adesão à Rede de Mentoria no Ensino Superior por parte de várias Instituições, entre as quais a Universidade do Algarve.
A rede, constituída por 11 instituições, assume como missão o fortalecimento de laços de cooperação, de diálogo e de partilha de experiências suscetíveis de influenciar processos participados e solidários de integração e vivência no Ensino Superior.
A adesão da UAlg passou pela subscrição da “Carta de Mentoria/Tutoria Interpares – Princípios orientadores para a integração e vivências solidárias no Ensino Superior”.
O vice-reitor Saúl de Jesus participou nesta sessão e apresentou o “Programa de Mentoria por Pares”, explicitando algumas experiências já realizadas e as que se pretendem desenvolver neste âmbito, de acordo com os “Princípios orientadores do Programa de Mentoria por Pares da Universidade do Algarve”.
Este programa, que tem vindo a ser realizado na UAlg desde o ano letivo de 2015-16, consiste na atribuição de um mentor ao estudante que assim o deseje, através de um processo de candidatura e seleção, de modo a promover e apoiar a sua integração na UAlg e o seu sucesso académico.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 8 mil estudantes, 23% dos quais internacionais, oriundos de mais de 85 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 900 estudantes.
Com 41 anos de existência, aparece pela segunda vez consecutiva no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2019, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
Em 2019 voltou a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects, destacando-se como a melhor universidade portuguesa na área de Hospitality & Tourism Management. O Shanghai Ranking’s selecionou as 300 melhores instituições de todo o mundo, colocando a UAlg no Top 100, com a melhor classificação nacional nesta área, entre as posições 51-75, liderando o lote das quatro universidades portuguesas avaliadas. Pela primeira vez, na posição 101-125, também apareceu no ranking do Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019, que analisa o desempenho do ensino em instituições de ensino superior europeias.
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 IES, de 85 países, que cumpriram os requisites de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a academia do sul do país adquira um estatuto central e internacional.