A Universidade do Algarve vai reforçar a sua oferta formativa com um novo mestrado em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (PME).
Segundo a UAlg, “este curso visa proporcionar uma formação distintiva, que privilegie o estudo das mais recentes tendências das ciências empresariais, apoiando, assim, o desenvolvimento da região, através de uma forte ligação às empresas e instituições”.
Com recurso a ferramentas digitais e sempre numa perspetiva de aplicação prática dos conceitos ao tecido empresarial, em particular às pequenas e médias empresas, este mestrado será lecionado pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, no Campus de Portimão
“As PME representam mais de 95% das empresas em muitos países e exercem um papel preponderante nas suas economias”, explica a UAlg, acrescentando que aa maioria dos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre na área de gestão concentram-se em grandes empresas, enquanto as PME apresentam características e desafios específicos, que devem ser explorados e compreendidos de modo a desenvolver uma gestão mais eficaz e eficiente num ambiente de negócios cada vez mais complexo”.
“Em relação às saídas profissionais, o mestrado em Gestão de Pequenas e Médias Empresas reveste-se da maior importância para o desempenho de funções de gestão e direção de PME, bem como de diversas funções, designadamente nas áreas de planeamento e estratégia, de gestão financeira, de marketing, de recursos humanos e de operações”, conclui a academia algarvia
As candidaturas irão decorrer entre 24 de fevereiro e 9 de abril.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 8 mil estudantes, 23% dos quais internacionais, oriundos de mais de 85 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 900 estudantes.
Com 41 anos de existência, aparece pela segunda vez consecutiva no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2019, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
Em 2019 voltou a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects, destacando-se como a melhor universidade portuguesa na área de Hospitality & Tourism Management. O Shanghai Ranking’s selecionou as 300 melhores instituições de todo o mundo, colocando a UAlg no Top 100, com a melhor classificação nacional nesta área, entre as posições 51-75, liderando o lote das quatro universidades portuguesas avaliadas. Pela primeira vez, na posição 101-125, também apareceu no ranking do Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019, que analisa o desempenho do ensino em instituições de ensino superior europeias.
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 IES, de 85 países, que cumpriram os requisites de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a academia do sul do país adquira um estatuto central e internacional.