O escritor austríaco Thomas Bernhard é o autor do mês de Dezembro na Biblioteca Municipal de Olhão, que dá, assim, continuidade à iniciativa que todos os meses enfatiza a vida e obra de um escritor de renome.
Niclaas Thomas Bernhard é considerado um dos mais importantes autores germanófonos da segunda metade do século XX. Deixou uma obra considerável, que inclui 19 novelas e 17 obras teatrais, entre outros livros breves ou autobiográficos.
Nascido a 9 de Fevereiro de 1931 em Heerlen, na Holanda, Bernhard era filho ilegítimo de Herta Bernhard e do carpinteiro Alois Zuckerstätter. Passou grande parte da sua infância com os avós maternos em Salzburgo, mas o casamento da sua mãe, em 1936, leva-o para Traunstein, na Baviera.
Apesar da pobreza e de todos os tumultos vividos pela família antes e durante a II Guerra Mundial, o avô, o escritor Johannes Freumbichler, apoiou sempre a sua educação artística.
Autor de livros como “Verstörung” (Perturbação), “O Sobrinho de Wittgenstein”, “O Náufrago”, “Na Terra e No Inferno”, ou “O Fazedor de Teatro”, Bernhard sempre foi considerado um escritor polémico, mantendo uma relação de amor e ódio com a Áustria. Este ressentimento é reflectido no seu testamento, onde proíbe a encenação das suas peças em território austríaco.
O autor foi distinguido em 1970 com o prémio George Büchner, a mais importante distinção literária na Alemanha. Morreu aos 58 anos de idade, na sua casa em Gmunden, na Áustria.
Toda a bibliografia do autor existente na Biblioteca Municipal de Olhão pode ser consultada através do catálogo online.