O primeiro dia de julho marca o 15º. aniversário desde a inauguração do Teatro das Figuras, numa obra inserida na Rede Nacional de Teatros e inaugurada aquando da iniciativa da Faro Capital Nacional da Cultura.
O teatro assume-se como um equipamento central no panorama cultural da região e do país. Mesmo em tempos de pandemia, o Teatro das Figuras esteve ao lado do seu público e no aniversário não será diferente.
O programa de comemorações tem início com mais um concerto transmitido em direto nas redes sociais. Inserido no ciclo Bandas ao Figuras, será apresentado no dia 30 de junho às 21:30 horas o projeto 2143, com uma sonoridade que “une a descendência do rock psicadélico a outras paisagens musicais”, avança o teatro em comunicado.
Já no dia 1 de julho, Tiago Vieira apresenta a performance Julieta Bebe uma Cerveja no Inferno, em quatro sessões (17:00, 18:00, 19:00 e 20:00 horas). A iniciativa será limitada a um máximo de 10 pessoas cada uma. O autor refere que “partindo de uma reescrita das palavras de Julieta de William Shakespeare, pretende-se um encontro num dilúvio, um sacrifício perante a espera, a exaustão e a impossibilidade de deixar de amar. O amor como acto revolucionário longe da escravatura das relações medíocres”.
Ainda neste dia, será lanço o concurso infantojuvenil, que pretende ‘criar’ o fantasma do Teatro das Figuras. Pretende-se dar respostas a questões como: “Como se chama? Quem é? Como veio aqui parar? Tem amigos? O que gosta de fazer? É um artista? Como passa os seus dias?”. O concurso é dirigido a maiores de 12 anos, que podem participar online.
No dia 2 de julho apresenta-se o último concerto do Bandas ao Figuras, com os Puracura de João Beles, Nuno Murta e João Miau. A música portuguesa estará presente nesta emissão.
O terceiro dia do próximo mês será ilustrado com uma visita guiada ao Teatro das Figuras, às 18:00 horas, com 10 participantes. Será conduzida pelos responsáveis pela programação cultural deste equipamento, Gil Silva e Rui Gonçalves. Pelas 19:30 horas, o espaço cultural convida o público a assistir no foyer do Teatro das Figuras, a uma sessão de “palavra dita sem estética com sonoridades electrónicas criadas ao vivo” pelo projeto Kilavra.
O fim do programa acontece dia 4, pelas 21:30 horas. Ao ar livre, os espectadores vão assistir a um concerto da Orquestra Clássica do Sul, com o compositor e pianista Filipe Raposo, que interpretará, em estreia absoluta, o seu Concerto para Piano e Orquestra. A lotação permitida será de cerca de 200 pessoas e o concerto terá o custo de cinco euros.
Em todos os eventos presenciais agendados, é necessário o uso de máscara e será cumprido o distanciamento social no concerto, com lugares sentados.