Ana Isabel Gonçalves Martins é a vencedora da segunda edição do Prémio de Ensaio Histórico, atribuído pela União das Freguesias de Faro.
Natural de Tavira, a jovem arqueóloga, mestre em arqueologia pela Universidade de Évora, viu premiado o trabalho intitulado “Contributo para o estudo da cidade romana de Ossonoba: a terra sigillata da Rua Infante D. Henrique nº 58-60”.
O júri, constituído pelo historiador Jorge Carrega, o arqueólogo Paulo Botelho e o jornalista João Leal, considerou tratar-se de “um contributo muito relevante para o conhecimento do património arqueológico de Faro do período romano”.
O prémio, prevê ainda a publicação de um livro com o trabalho vencedor.
De acordo com Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, “este é mais um contributo por parte desta Junta de Freguesia no sentido de incentivar jovens investigadores a debruçarem-se e a executar trabalhos inéditos sobre a fascinante história da cidade de Faro, de forma a aprofundarmos o conhecimento sobre a nossa terra e o nosso passado e transmitir esse conhecimento ao público em geral”.