A 30 de Novembro, pelas 18 horas, é apresentado na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, o livro “Palma Inácio e o Assalto ao Banco de Portugal da Figueira da Foz (1967)”, de Luís Vaz.
Um novo livro sobre a vida de Palma Inácio revela que os autores do assalto ao Banco de Portugal na Figueira da Foz, em 1967, “prestaram contas” de todo o dinheiro e que este foi gasto em “intervenções contra o regime”.
“Palma Inácio e o Assalto ao Banco de Portugal da Figueira da Foz (1967)” é o terceiro volume de um conjunto de quatro livros que o historiador Luís Vaz está a escrever sobre Hermínio da Palma Inácio, falecido a 14 de Julho de 2009 e que, antes do 25 de Abril de 1974, protagonizou acções contra o regime, como o desvio de um avião.
O livro, lançado a 10 de Novembro, na presença de alguns dos autores do golpe na Figueira da Foz, como Camilo Mortágua, conta ao pormenor a forma como foi preparado e executado o golpe, e as suas consequências, na vida destes revolucionários. A mais-valia desta obra é o testemunho de alguns dos autores do assalto, a par de uma pesquisa bibliográfica.
Luís Vaz considera que o que mais o surpreendeu no decorrer da investigação sobre o assalto foi “o generoso entusiasmo com que os intervenientes nesta operação partilharam a sua experiência na missão que lhes fora atribuída, bem como a lucidez com que o fizeram, passados quase 50 anos”.
A apresentação desta obra fica a cargo de António Barracosa, Camilo Mortágua e Luís Benvindo. No final da sessão, o autor dará uma sessão de autógrafos. A entrada é livre.