![](https://images.impresa.pt/postal/2016-12-19-imagem-santos-stockler.jpg)
A entrega simbólica de duas menções honrosas no âmbito do Prémio Literário Santos Stockler realiza-se no próximo dia 16 de Janeiro, no Auditório Municipal de Lagoa, pelas 21.30 horas.
O Prémio Literário Santos Stockler foi instituído pela Câmara de Lagoa com o objectivo de promover, defender e incentivar a criação literária, o gosto pela leitura e pela escrita e valorizar a língua portuguesa, a identidade e diversidade cultural do Algarve, com referências ao concelho de Lagoa, homenageando simultaneamente o poeta, jornalista e romancista Santos Stockler (pseudónimo literário de José dos Santos).
José dos Santos nasceu na freguesia de Porches, a 22 de Maio de 1910, vindo a falecer em Faro aos 79 anos de idade. Fez da poesia e das colunas na imprensa uma tribuna de resistência e foi, sobretudo, um antifascista, adversário do regime de Salazar, várias vezes detido pela PIDE/DGS. Fundou e dirigiu, em 1984, o semanário Terra Algarvia e publicou vários livros de poesia.
O júri, designado pela autarquia é formado por António Branco, presidente do júri e Reitor da Universidade do Algarve, João Nuno Aurélio Marcos, jurista e escritor, Alexandra Gonçalves, directora Regional da Cultura do Algarve, José Benvindo dos Reis Santos, professor aposentado e conhecedor da realidade do vinho de Lagoa e da Adega Cooperativa de Lagoa e Clara Andrade, bibliotecária coordenadora da Biblioteca Municipal de Lagoa.
As menções honrosas serão atribuídas a Pedro Caetano Amores, com o trabalho “Embriaguez, sensatez e outras virtudes” e a Nuno Manuel de Campos Inácio, com o trabalho “Referências documentais à vinha e ao vinho em Lagoa anteriores à criação do Concelho”.