Duas turmas do 10.º ano da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes de Olhão participaram esta segunda-feira na edição do Kids Dive Virtual 2021.
Trata-se de um programa realizado por uma equipa de professores e investigadores universitários maioritariamente do ISPA – Instituto Universitário, integrados no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, com uma implantação de âmbito nacional na medida em que envolve seis instituições de ensino superior portuguesas. O projeto conta ainda com parceiros de reconhecido valor como é o caso do Oceanário de Lisboa, do Jardim Zoológico de Lisboa, entre outros.
Segundo explica o Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes “o projeto tem como objetivos alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma geração azul mais participativa”. Para além disto, “também pretende abrir a porta do mundo subaquático a crianças e jovens, através de um programa educativo de divulgação de ciência baseado em dois princípios: ‘aprender fazendo’ e ‘conhecer para preservar’”.
Este ano, devido à pandemia por covid-19, a equipa viu-se obrigada a adaptar aquilo que era um programa 100% prático num programa 100% virtual. Assim, a primeira sessão de mergulho realizou-se com recurso a máscaras de realidade virtual 360º e contou com o acompanhamento de diversos convidados nacionais e internacionais, entre os quais o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e o apresentador da BBC e explorador da National Geographic, Paul Rose.
A presente edição do projeto Kids Dive 2021 envolve um total de nove agrupamentos escolares e cerca de 1.300 alunos, distribuídos por Portugal Continental e Ilha da Madeira.
O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes foi convidado a aderir esta iniciativa por convite da Escola Azul, tendo sido a atividade orientada pelo Clube de Ciências Viva