José Estêvão Cruz apresenta o seu novo livro “Águas Vivas de Levante” no próximo dia 9 de Dezembro, às 18 horas, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António.
Trata-se do primeiro livro de uma trilogia denominada “Fronteira de Bloqueios”, cuja acção decorre no território do Baixo Guadiana entre o século XVIII e os finais do século XX.
Neste primeiro livro, Mariana, acusada injustamente de bigamia, e o padre Brandão, do crime de solicitação, são degredados para Castro Marim pela Inquisição Católica. Chegam no dia 1 de Novembro de 1755, dia do Terramoto de Lisboa, com graves consequências também no castelo, praias e salinas da terra algarvia.
As suas vidas, cujo caminho o terramoto facilita, serão marcadas pelas novas opções do nascente Iluminismo e da sua aplicação prática na área do Guadiana.
O autor
José Estêvão Cruz nasceu em Vila Real de Santo António. Escreveu e publicou uma peça de teatro infantil, dois livros de poesia, um livro de contos e dois romances e actualmente é co-fundador do movimento literário transfronteiriço “Poetas do Guadiana”.