Esta é a segunda tertúlia organizada pela ALFA neste ano e insere-se no ciclo “Contar Histórias com Fotografia” com o tema de fotojornalismo em Portugal.
A iniciativa vai ser transmitida desde a Galeria Arco na Vila-a-Dentro, cidade de Faro, até casa de todos os participantes. A transmissão vai ter a duração de 50 minutos e para participar basta aceder ao facebook da ALFA, a partir das 21h.
Nuno André Ferreira tem 41 anos e trabalha com a LUSA desde 2009. Já colaborou com o Correio da Manhã, Record e Jornal de Negócios e nos últimos anos participou vários livros e publicações como “Dois Anos Depois: Júblio e Tragédia”, livro ilustrado com imagens de fotojornalistas e fotógrafos que assinala o segundo ano do mandato do Presidente, “140 Manchetes para a História”, “Everydaycovid” com diários fotográficos em estado de emergência, e “At the Scenes of the Pandemic”para a International Press Photo Exhibition.
Este ano está nomeado para os prémios de fotografia World Press Photo na categoria “Spot News”. O fotojornalista concorre com a fotografia “Fogo na Floresta” que foi captada em setembro do ano passado para uma reportagem relativa a um incêndio em Oliveira de Frades e que retrata uma criança dentro de um carro onde em segundo plano são avistadas línguas de fogo a consumir a localidade.
O concurso World Press Photo teve origem em Amesterdão no ano de 1955 e é conhecido como um dos prémios mais prestigiados no campo do fotojornalismo. Em 2021, 45 fotógrafos de 28 países estão nomeados para o concurso. Aceda à galeria com as nomeações aqui.
A Associação Livre de Fotógrafos do Algarve dirige-se aos praticantes de fotografia amadores e profissionais e procura dinamizar e ensinar a arte da fotografia. Segundo o site oficial, a associação “tem como objetivo dinamizar, promover e divulgar a fotografia, e outras formas de expressão artística relacionadas, em todo o Algarve. Visa promover o aperfeiçoamento da arte fotográfica, em todos os seus aspetos e modalidades, como veículo de expressão e intervenção social”.