O Festival do Órgão do Algarve contou, este ano, com a presença de cerca de 1.500, que assistiram aos dez concertos que, durante o final de Outubro e todo o mês de Novembro, animaram várias igrejas de Faro, Portimão, Boliqueime e Tavira.
Os organistas Nuno Alexandrino, João Paulo Janeiro, Rafael Reis, Tiago Ferreira e Tadeu Filipe foram os protagonistas desta edição, juntamente com Filipa Oliveira e o Coral Adágio.
Depois de oito anos de Festival de Órgão na cidade de Faro, nesta primeira edição do evento estendida à região, “foi possível conquistar público novo para usufruir de música para órgão, cativar munícipes para a preservação de instrumentos que são património, divulgar música portuguesa e erudita e espalhar pelo Algarve o entusiasmo pelos órgãos históricos. As igrejas, quase sempre cheias, mostram-no bem”, destaca a Associação Cultural Música XXI, entidade organizadora do festival.
“Falta apenas um pequeno passo para que algum organista tome a ousadia de se fixar no Algarve e reinicie a escola deste instrumento na região. Conservatórios e órgãos não faltam”, desafia a Música XXI.
Por último, a organização deixa “um enorme agradecimento aos parceiros que tornaram o evento possível. Um evento que cruza cultura, turismo, património, música, identidade, arte, história e muito mais. Assim o queira a região, os decisores e o público, continuaremos o evento em 2017”.
O Festival de Órgão do Algarve 2016 contou com os apoios da Direcção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros Antena 2, Sul Informação, Rua FM e Hotel Faro. Teve a parceria da Ordem do Carmo e Cabido da Sé de Faro, Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e Misericórdia de Tavira.
Mais informações disponíveis em: https://www.facebook.com/festivalorgaoalgarve/