A Câmara Municipal de Loulé, através do Loulé Film Office, estrutura dedicada à promoção do setor do cinema e audiovisual, lança mais uma edição da MONSTRARE – Mostra Internacional de Cinema Social. Este ano, o tema “Família” é o ponto de partida para os filmes apresentados e as conversas em torno dos mesmos.
Numa época em que a pandemia de covid-19 continua a condicionar o decorrer das iniciativas culturais, o evento será realizado em espaço virtual, de 13 a 16 de janeiro. Assim, através do Facebook do Loulé Film Office será possível visionar os filmes apresentados, bem como acompanhar os webinars propostos, enquanto que no Instagram haverá lugar os direitos e conversas com convidados ligados ao setor do cinema.
No arranque da mostra, 13 de janeiro, as “curtas” estarão em destaque no Short Films Day. Entre as 17:00 e as 20:00 horas, a organização disponibiliza online “Moço”, de Bernardo Lopes; “A Mulher do Sjaaks morreu e ele tem que dizer alguma coisa”, de Eva Zanern (Países Baixos), “Califórnia”, de Nuno Baltazar; e “Vício para uma família feliz”, de Tiago R. Santos. Às 22:00 horas, o realizador quarteirense Bernardo Lopes, recentemente distinguido com o Prémio Revelação no XXVI Festival Caminhos do Cinema Português com “Moço”, fará uma live no Instagram sobre este trabalho e o galardão que recebeu.
A produção luso-francesa “Montanha”, do realizador João Salaviza, é a proposta da MONSTRARE para o dia 14 de janeiro. Entre as 17:00 e as 20:00 horas, vai ser possível visionar a película no Facebook.
Segue-se, às 21:00 horas, um webinar com a produtora de “Montanha”, Maria João Mayer. Às 22:00 horas, a atriz louletana Victoria Guerra fará um direto no Instagram, juntando-se, assim, a mais uma iniciativa ligada ao cinema que acontece no concelho.
O documentário “Tempo Comum” integra o programa da Mostra no dia 15 de janeiro – o DOC Day -, disponível online das 17:00 às 20:00 horas. A realizadora Susana Nobre traz a lume o tema da maternidade.
Susana Nobre e Ivone Machado, diretora da Casa da Primeira Infância de Loulé, serão as convidadas do webinar que terá lugar das 18:30 às 19:30 horas, dedicado à temática central desta película. A partir das 23:00 horas, haverá uma conversa no Instagram com o guionista, realizador e produtor Gonçalo Galvão Teles.
É importante referir que MONSTRARE, palavra latina que significa tornar algo visível, é o primeiro evento em Portugal dedicado exclusivamente ao cinema sobre temáticas sociais. É mais uma das iniciativas que fazem parte da aposta da Câmara Municipal de Loulé na promoção e apoio à sétima arte, seja em termos da rodagem de produções ou da realização de eventos como os recentes Prémios Cinetendinha.