A Feira do Livro Infantil de Bolonha, que reúne anualmente milhares de editores e autores de todo o mundo, foi adiada devido ao surto de coronavírus, mas ao longo desta semana decorrem diversos eventos on-line, nos quais uma exposição de ilustradores, que conta com a participação de uma jovem tavirense.
Inês Viegas Oliveira foi a única portuguesa entre os 76 ilustradores estrangeiros escolhidos para a exposição anual daquela feira, considerada uma montra das tendências mais recentes da produção de ilustração para a infância.
A ilustradora, nascida em Tavira, em 1995, e a viver atualmente em Lisboa, diz que está ainda a começar na área da ilustração, tendo feito em 2019 uma pós-graduação, depois de ter estudado Física e Matemática.
Apesar de estar em confinamento em casa, a jovem artista continua a trabalhar nos seus projetos pessoais, alguns dos quais vai mostrando on-line. No próximo ano espera voltar a Bolonha.
A 57.ª edição da feira, que estava inicialmente prevista para os dias 30 de março e 1 e 2 de abril, foi reagendada para maio e, finalmente, acabou por ser cancelada. A feira só se realizará entre 12 e 15 de abril de 2021.
Recorde-se que a Feira do Livro Infantil de Bolonha congrega anualmente cerca de 30 mil profissionais em torno do negócio editorial de literatura e ilustração para a infância e juventude, com negociações de direitos de venda de novos títulos, lançamentos, exposições, conferências e debates.
RELACIONADO:
Ilustradora Inês Viegas Oliveira na exposição de Feira do Livro Infantil de Bolonha