A Companhia João Garcia Miguel e o Teatro das Figuras vão co-produzir a peça “A Gaivota”, tendo sido lançada uma open call para atores e atrizes que residam ou sejam naturais da região do Algarve.
Quer sejam profissionais ou amadores, os atores podem candidatar-se à vaga até dia 20 de fevereiro, através de um processo totalmente online, sendo depois a seleção, ensaios e montagem do espetáculo realizados em Faro. A apresentação da peça passará também por Lisboa, no Teatro Ibérico.
Segundo explica a Companhia João Garcia Miguel, “a ‘Gaivota’ é uma peça original construída a partir de três eixos: a obra “A Gaivota”, de Anton Tchekov; uma história transgénera verídica e ainda uma biografia ficcional. Pretende-se construir um texto performativo que, através do caos e dos corpos, atravesse ainda as noções de transexualidade, identidade, humanidade e de reinvenção, em oposição ao conceito de extinção”.
“Com todas as mudanças que se têm sentido no nosso setor, e que fizeram com que atores e atrizes vissem a sua situação profissional ser alterada, é agora nossa prioridade apoiar a cultura nacional, mas também o talento regional. Desta forma, e juntamente com o Teatro das Figuras, queremos aproximarmo-nos dos atores algarvios, levando o seu trabalho e criação a novos palcos”, explica João Garcia Miguel, diretor artístico e encenador do espetáculo.
Os interessados que queiram trabalhar nesta produção remunerada, devem enviar o seu Curriculum Vitae e uma carta de intenções para [email protected], descrevendo a sua motivação e interesse no projeto.
Após o período de candidaturas, serão selecionados candidatos para um casting que irá decorrer no Teatro das Figuras, em Faro. Daqui, sairão dez atores para um workshop de cinco dias, em horário e local a definir, e onde vai ser encontrado o elenco final.
A peça será apresentada em Faro e em Lisboa, nos meses de abril e maio, sendo que as datas podem ser alteradas consoante a evolução pandémica e as normas da Direção-Geral de Saúde.