Após ter encerrado no dia 10 de março como medida preventiva para conter a propagação da Covid-19, e de ter funcionado durante um mês em regime de take-away, com o empréstimo de livros à porta do edifício, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, volta a abrir as suas portas ao público a partir da próxima terça-feira, 19 de maio.
Nesta reabertura “os serviços estarão condicionados e serão seguidas todas as orientações da Direção-Geral de Saúde em termos de segurança sanitária, higienização do espaço e do material documental, garantia do distanciamento social entre os utentes, entre outras medidas”, explica a Câmara de Loulé em comunicado de imprensa.
Nas duas últimas semanas do mês de maio, “a Biblioteca funcionará num horário adaptado, na sua sede e em cada um dos seus polos, mas com regras comuns a todos os espaços, nomeadamente a não disponibilização de periódicos para leitura, a orientação por parte dos técnicos no acesso aos espaços, de forma a garantir o distanciamento físico (2 metros) ou o acesso às estantes a ser realizado em exclusivo pelos técnicos da Biblioteca”.
Após a consulta, os livros ou documentos devem “ser depositados nos locais apropriados”. Por outro lado, neste período “não existirá empréstimo interbibliotecas nem se aceitarão doações de livros. Todos os documentos devolvidos e consultados ficarão em quarentena”. .
A biblioteca-sede, em Loulé, funcionará de terça e sexta-feira, das 10 às 13 e das 14 às 18 horas, e ao sábado entre as 10 e as 16 horas. Encerra ao domingo e à segunda-feira. Aqui será permitida a entrada de 10 pessoas em simultâneo, distribuídas pelos diferentes espaços da biblioteca, para efeitos de consulta rápida, empréstimo, devolução e feitura do cartão de leitor. Será permitida a utilização de um computador por setor, por um curto espaço de tempo. Estará disponível também o serviço de impressão e de fotocópias.
No polo de Quarteira, a abertura ao público acontece entre terça e sábado, das 10 às 16 horas, com encerramento ao domingo e à segunda-feira. Será permitida a entrada de duas pessoas em simultâneo para efeitos de consulta rápida, empréstimo, devolução e feitura de cartão de leitor, bem como a utilização de um computador, por um curto espaço de tempo. Também o serviço de impressão será permitido.
Já no polo de Salir, o horário é de segunda e sexta-feira, das 9:30 às 13 horas. Apenas duas pessoas em simultâneo poderão entrar no espaço para efeitos de consulta rápida, empréstimo, devolução e feitura de cartão de leitor. Será possível ainda a utilização de um computador, por um curto espaço de tempo, ou oserviço de impressão e de fotocópias.
Finalmente, no polo de Alte, as portas estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas. Aqui será permitida a entrada de uma pessoa para efeitos de consulta rápida, empréstimo, devolução e feitura de cartão de leitor.
No que toca à Biblioteca Itinerante, na semana de 18 a 22 maio a itinerância está prevista para as manhãs, enquanto que de 25 a 29 de maio acontecerá durante a tarde. Não será permitida a entrada de pessoas na viatura, nem a utilização do computador por parte do público. O serviço de impressão não estará ativo.