A edição de 2020 da Mostra de Juventude de Olhão (Mostra-te) terminou na segunda-feira, de uma forma inédita na região.
Trata-se de uma iniciativa do Município de Olhão, através da Casa da Juventude, que leva anualmente os jovens a mostrarem os seus talentos nos principais palcos da cidade e envolve iniciativas diárias que decorrem ao longo de todo o mês de maio.
Este ano não foi exceção mas, devido às constrições impostas pela pandemia de covid-19, as iniciativas decorreram num formato diferente, com debates, teatro, poesia, música, dança, ginástica, aulas abertas, vídeos e muito mais a acontecerem online, envolvendo mais de meia centena de entidades do concelho de Olhão e subordinadas a temas como o ambiente, a Europa, ou a causa animal.
No último dia do evento, este saiu à rua em formato de roadshow, num espetáculo musical que durou cerca de 5 horas, percorreu as principais vias do concelho e “visitou” a mais de meia centena de entidades que fizeram da Mostra-te 2020 mais um sucesso.
Apesar de não ter havido divulgação prévia, para evitar aglomerados, foram muitas as pessoas que assistiram ao vivo, nas ruas, varandas e janelas, sempre em observância das regras de segurança impostas pelo atual contexto.
Online, as transmissões em direto bateram recordes, tendo chegado às 200 mil visualizações, com mais de mil pessoas a assistir em simultâneo em cada dado momento.
As atuações estiveram a cargo dos músicos que, ao longo do mês de maio, participaram na Mostra-te, como Domingos Caetano, Fernando Leal, Jorge Alves, 33LM, entre outros.