Conto por Conto é um encontro de contadores de histórias, cuja primeira edição se realiza nos dias 15 e 16 de março na Biblioteca Municipal de Olhão e nalgumas escolas do concelho.
Esta é uma iniciativa do Município de Olhão que pretende “realçar a importância da literatura oral no nosso imaginário coletivo e individual. Participam nesta primeira edição os contadores Bruno Batista, Cristina Taquelim e Luís Correia Carmelo”.
Os contos são antigas formas de expressão comunitárias e familiares, entretenimento de serões, muito anteriores à literatura escrita e aos livros. Há no conto, comprovadamente, uma oralidade ancestral que nos continua a cativar e a seduzir.
Este certame, que agora apresenta a sua primeira edição – programada e produzida pelo Serviço de Biblioteca – pretende criar raízes e tornar-se num evento emblemático na programação e oferta cultural da cidade.
O Município de Olhão pretende que este seja “um festival para todos, tendo sido pensado um programa que vai ao encontro de todas as faixas etárias, com sessões para crianças, famílias, públicos escolares, seniores, público em geral e profissionais do setor. Em suma, um evento para toda a comunidade, onde prevalece a tradição do conto oral”.
As entradas são livres para todas as sessões.
Leia também: Workshop de Boudoir, a linguagem da sensualidade no Real Marina Olhão