Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
MÁRIO BEJA SANTOS, assessor do Instituto do Consumidor e consultor do POSTAL
Cultura, Opinião, Política

Como Portugal viveu uma revolução turbulenta e se tornou numa democracia bem-sucedida | Por Mário Beja Santos

“O ensaio de Tiago Fernandes está ricamente fundamentado pelo estudo de revoluções vitoriosas e fracassadas e quais os fatores emergentes nas revoluções democráticas” | Opinião de Mário Beja Santos

15:40 19 Junho, 2024 15:40 19 Junho, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A proposta de ensaio de Tiago Fernandes parte da premissa de que as relações sociais democráticas são processos de mudança política historicamente raros, e dentro dessa raridade consta Portugal. Desenvolve a sua análise a partir de um estudo comparado da revolução portuguesa de 1974-75 com outros ciclos revolucionários europeus do século XX, procura os fundamentos de quando se dá o predomínio das forças liberais/moderadas face aos movimentos contrarrevolucionários e ao radicalismo esquerdista, tais forças moderadas gozam da capacidade de organização cívica e contam com aliados determinantes nas forças militares; os conflitos findam porque esse predomínio de forças liberais/moderadas se torna no eixo de sustentação do regime democrático – situação que porventura se viveu e vive em Portugal, e o ensaio dá como demonstrado.

MÁRIO BEJA SANTOS
Assessor do Instituto do Consumidor e consultor do POSTAL

O ensaio de Tiago Fernandes está ricamente fundamentado pelo estudo de revoluções vitoriosas e fracassadas e quais os fatores emergentes nas revoluções democráticas

É, pois, proposta ousada a do ensaio intitulado Portugal, 1974-1975, Revolução, Contrarrevolução e Democracia, por Tiago Fernandes, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2024. Diz o autor na introdução que o seu livro procura um objetivo teórico mais geral: o de compreender as razões pelas quais as revoluções originam regimes democráticos. É facto que a maioria das revoluções não deram lugar a democracias, acabam em ditaduras de partido único, autarcias geridas por autocratas, juntas militares, ídolos nacionalistas populistas ditos marxistas ou não.

Tiago Fernandes | Foto DR

O interesse pelo que se passou em Portugal também é ditado pelo facto desta revolução ter sido a última grande revolução social europeia do século XX. “Por definição, as revoluções sociais caracterizam-se por extremo conflito social de classes, polarização política, colapso do Estado e, nalguns casos, violência generalizada. O seu rescaldo imediato traduz-se geralmente numa contrarrevolução da direita nacionalista ou ditaduras revolucionárias de partido único.”

Há requisitos entusiasmantes para estudar esta revolução portuguesa onde predominou um regime autoritário de partido único durante 48 anos, segue-se um período marcadamente turbilhonante, mas pouco violento e impõe-se a pergunta o que é que pode explicar a singularidade democrática da revolução portuguesa. O autor passa em revista situações revolucionárias europeias do século XX, desvela transformações sociais e económicas radicais que se operaram na revolução portuguesa de 1974-1975, onde não faltou uma vaga de nacionalizações, coletivização de terras no sul do país, purgas na máquina do Estado e nas Forças Armadas; e lança a questão sobre os termos, as condições em que as situações revolucionárias produzem o regime democrático-liberal.

O ensaio de Tiago Fernandes está ricamente fundamentado pelo estudo de revoluções vitoriosas e fracassadas e quais os fatores emergentes nas revoluções democráticas, dizendo claramente que apesar da vasta mobilização popular em diferentes níveis, no Portugal revolucionário, permaneceu o predomínio das forças moderadas na coligação democrática. A avaliação que o autor faz é que essas forças moderadas já detinham elevada capacidade de organização no período ditatorial. Subsiste uma explicação para o surto de contrarrevoluções, também ocorreram em Portugal, mas foram focos que acabaram por ficar reduzidos a uma pura excrescência, não se puderam jamais confrontar com organizações partidárias robustas onde predominam as classes médias urbanas, e o autor dirá porquê: “É uma aliança de classes trabalhadoras urbanas e rurais e de setores dos militares, organizada em robustos movimentos cívicos.”

Procura demonstrar que havia já no regime anterior uma sociedade civil com pujança e autonomia que permitiu a constituição de partidos moderados, o PS e o PSD, que bloquearam o caminho às forças radicais. “No MFA, o contexto cultural europeu era favorável a uma combinação entre socialismo revolucionário e democracia. Era uma geração profundamente influenciada pelo Maio de 1968, pelos movimentos estudantis, pelos debates dentro do marxismo ocidental e as críticas ao modelo soviético e pelo consenso do anticolonialismo. Permitiu um consenso entre as forças militares e civis e terminar rapidamente a guerra, descolonizar e realizar eleições livres.” Estes, os fatores endógenos. Mas há que ter em contas os fatores exógenos: “O contexto internacional era favorável à democratização portuguesa. Por um lado, não havia uma potência hegemónica regional de extrema-direita que patrocinasse a contrarrevolução.” A Espanha vivia o seu próprio processo de transição, havia os acordos de Helsínquia, é um tempo em que vão soçobrar os regimes ditatoriais da Espanha e da Grécia.

O autor mostra como se passou de um apertado controlo político, onde preponderavam caciques locais para uma abertura que foi diluindo e desagregando o autoritarismo: o Concílio Vaticano II, a carta do Bispo do Porto a Salazar, o aparecimento de cooperativas, a postura oposicionista das organizações de Ação Católica, entre outros fatores. “É a partir deste setor católico reformista que em parte emerge no final dos anos 1960 a primeira oposição ao regime institucionalizada, uma ala liberal que defendia a transformação pacífica da ditadura num regime social-democrata de estilo europeu.” Dá-nos o quadro da evolução dos partidos da oposição ao regime de Salazar e Marcello Caetano e as suas posições anticolonialistas, revela-nos a evolução política dos jovens oficiais portugueses, como da contestação ganhou corpo a ideia de roubo do Governo.

Na sequência do 25 de Abril explode a participação cívico-política, a sociedade civil foi-se organizando em bases democráticas, as ideias do passado e a tentação contrarrevolucionária perderam o entusiasmo. E o autor disserta como o processo revolucionário começa por derrotar a direita autoritária e como fracassou o radicalismo esquerdista e se abriu caminho a uma democracia bem-sucedida, é um dos tópicos mais originais desta investigação que nos leva à essência de uma vida associativa que precede o 25 de abril, envolvendo as oposições comunista como a socialista e a católica, o crescimento do corporativismo, das coletividades, o aparecimento de uma oposição sindical dentro das estruturas corporativas. E no período revolucionário, derrotado o vanguardismo esquerdista, impuseram-se as forças moderadas, foram elas que pouparam Portugal a uma invasão militar e a uma guerra civil. Foram essas mesmas forças moderadas o esteio da institucionalização democrática. Esta a singularidade do processo português: destruição das antigas estruturas a par da promoção da igualdade e do pluralismo políticos – tudo produto do predomínio das forças moderadas na coligação revolucionária. “Isto é possível quando essas mesmas forças já tinham elevado a capacidade de organização cívica no regime anterior, quando o conflito militar termina com o eclodir da própria revolução, e, por último, quando as forças radicais são dividas entre si.”

Uma perspetiva com a cordite suficiente para alargados debates.

Leia também: Faça da exposição solar uma fonte de saúde, previna doenças futuras | Por Mário Beja Santos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoa idosa a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas

20:40 17 Julho, 2026 16:40 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As tarifas deverão aumentar entre cinco e 15 cêntimos por hora, consoante a cor da zona. A proposta será discutida na próxima reunião da Câmara de Lisboa

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 40 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

18:10 17 Julho, 2026 16:08 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 19 de julho, em várias localidades do país

Algarve Cultura Europa

Do Algarve para a Bélgica: DJ Danni Gato estreia-se no Tomorrowland e faz história

17:20 17 Julho, 2026 17:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Natural de Faro, Danni Gato estreia-se hoje no Tomorrowland e torna-se o primeiro artista cabo-verdiano a atuar no festival belga

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Morango frescos. Créditos: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar

11:00 17 Julho, 2026 20:32 16 Julho, 2026 | João Luís

Parecem prontos a comer, mas os morangos podem trazer resíduos invisíveis do cultivo, transporte e manuseamento

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Homem a pegar na mangueira de combustível rosa. Crédito: Freepik AI
Auto Economia Mundo Nacional

Porque sobem os combustíveis mais depressa do que descem?

18:20 17 Julho, 2026 13:26 17 Julho, 2026 | João Luís

Há diferenças entre a rapidez das subidas e das descidas: eis algumas perguntas e respostas sobre a formação dos preços dos combustíveis

Mundo

Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos

19:30 17 Julho, 2026 16:34 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O ator neozelandês Sam Neill, conhecido por filmes como “Parque Jurássico” e “O Piano”, tinha enfrentado um linfoma durante três anos

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve Europa Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Avião estacionado no aeroporto.
Europa Vídeo

Pneu desgovernado percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 14:59 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu de um carrinho de manutenção soltou-se e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

Nacional

Homem de 60 anos detido pela PJ suspeito de obrigar companheira a prostituir-se e vender vídeos nas redes sociais

17:30 17 Julho, 2026 16:20 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima denunciou violência doméstica, ameaças com arma de fogo e exploração sexual

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Bandeira de Espanha.
Europa Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE

16:40 17 Julho, 2026 16:02 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As embalagens de plástico usadas apenas para juntar várias garrafas deverão ser restringidas em toda a União Europeia

Europe Direct Algarve Saúde

Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

16:20 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O medicamento para perder peso promete tornar o tratamento mais acessível a quem receia injeções, mas exige receita médica e acompanhamento clínico

Pessoa idosa a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas

20:40 17 Julho, 2026 16:40 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As tarifas deverão aumentar entre cinco e 15 cêntimos por hora, consoante a cor da zona. A proposta será discutida na próxima reunião da Câmara de Lisboa

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 40 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

18:10 17 Julho, 2026 16:08 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 19 de julho, em várias localidades do país

Algarve, Cultura, Europa

Do Algarve para a Bélgica: DJ Danni Gato estreia-se no Tomorrowland e faz história

17:20 17 Julho, 2026 17:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Natural de Faro, Danni Gato estreia-se hoje no Tomorrowland e torna-se o primeiro artista cabo-verdiano a atuar no festival belga

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Morango frescos. Créditos: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar

11:00 17 Julho, 2026 20:32 16 Julho, 2026 | João Luís

Parecem prontos a comer, mas os morangos podem trazer resíduos invisíveis do cultivo, transporte e manuseamento

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Homem a pegar na mangueira de combustível rosa. Crédito: Freepik AI
Auto, Economia, Mundo, Nacional

Porque sobem os combustíveis mais depressa do que descem?

18:20 17 Julho, 2026 13:26 17 Julho, 2026 | João Luís

Há diferenças entre a rapidez das subidas e das descidas: eis algumas perguntas e respostas sobre a formação dos preços dos combustíveis

Mundo

Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos

19:30 17 Julho, 2026 16:34 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O ator neozelandês Sam Neill, conhecido por filmes como “Parque Jurássico” e “O Piano”, tinha enfrentado um linfoma durante três anos

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve, Europa, Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Avião estacionado no aeroporto.
Europa, Vídeo

Pneu desgovernado percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 14:59 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu de um carrinho de manutenção soltou-se e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

Nacional

Homem de 60 anos detido pela PJ suspeito de obrigar companheira a prostituir-se e vender vídeos nas redes sociais

17:30 17 Julho, 2026 16:20 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima denunciou violência doméstica, ameaças com arma de fogo e exploração sexual

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Bandeira de Espanha.
Europa, Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE

16:40 17 Julho, 2026 16:02 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As embalagens de plástico usadas apenas para juntar várias garrafas deverão ser restringidas em toda a União Europeia

Europe Direct Algarve, Saúde

Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

16:20 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O medicamento para perder peso promete tornar o tratamento mais acessível a quem receia injeções, mas exige receita médica e acompanhamento clínico

Últimas Notícias

  • Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas
    Vai estacionar em Lisboa? EMEL prepara subida dos preços em todas estas zonas
  • Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos
    Família revela o que provocou a morte de Sam Neill aos 78 anos
  • Adeus Algarve? Os portugueses têm um novo destino favorito para as férias de verão
    Adeus Algarve? Os portugueses têm um novo destino favorito para as férias de verão
  • Mais de 250 pessoas celebram reabertura do Museu da Cortiça em Silves [vídeo]
    Mais de 250 pessoas celebram reabertura do Museu da Cortiça em Silves [vídeo]
  • Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve
    Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
  • Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
    Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
  • Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
    Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal