Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto publicada no “Periódico de Poesía”, editada pela Universidad Nacional Autónoma de México
Cultura

CCDR Algarve lamenta falecimento do poeta, escritor, encenador e tradutor Gastão Cruz

O seu percurso foi reconhecido por diversas vezes, com distinções e prémios.

18:36 22 Março, 2022 18:38 22 Março, 2022 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

A Presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve “lamenta profundamente o falecimento do poeta, escritor, encenador e tradutor Gastão Cruz e apresenta sentidas condolências aos seus familiares e amigos”.

Natural de Faro, Gastão Santana Franco da Cruz (1941 – 2022) licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professor do ensino secundário até reformar-se da docência em 2000 e leitor de Português no King’s College, pertencente à Universidade de Londres.

A sua carreira como poeta inicia-se nos anos sessenta como membro do coletivo Poesia 61 (que reunia também Casimiro de Brito, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge e Maria Teresa Horta), contribuindo para a renovação da linguagem poética portuguesa.

Para além da atividade letiva, notabilizou-se como igualmente como crítico literário, coordenando a revista Outubro e colaborando em vários jornais e revistas – Seara Nova, O Tempo e o Modo ou Os Cadernos do Meio-Dia (editados sob a direção de Casimiro de Brito e António Ramos Rosa). Posteriormente, essa colaboração foi reunida em volume, com o título A Poesia Portuguesa Hoje (1973), o qual permanece como uma referência para o estudo da poesia portuguesa da década de sessenta.

Com uma forte ligação ao teatro, foi um dos fundadores do Grupo de Teatro de Letras, em 1965, e cofundador do Grupo de Teatro Hoje (1976-1977), encenando peças de Crommelynck, Strindberg, Camus, Tchekov e adaptou Uma Abelha na Chuva (1977), de Carlos de Oliveira.

Como tradutor, Gastão Cruz traduziu obras de William Blake, Jean Cocteau, Jude Stéfan e Shakespeare. Na segunda metade dos anos 90 foi requisitado para divulgar a literatura portuguesa nas escolas.

O seu percurso foi reconhecido por diversas vezes, nomeadamente a obra Rua de Portugal que recebeu o Grande Prémio de Poesia CTT – Correios de Portugal, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), em 2002. Em 2009, A Moeda do Tempo mereceu o Prémio Correntes d’Escritas. Em 2018, foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Ministério da Cultura.

Em 2019, volta a ser distinguido pela APE, sendo o primeiro distinguido com o Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho, pela obra Existência, recebe o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo Presidente da República, e a Medalha de Ouro da Cidade de Faro, vencendo a VII edição do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, organizado pelo Município de Faro.

Na cerimónia de entrega do prémio, destacou-se o momento da leitura de uma carta e um poema inéditos, de autoria de António Ramos Rosa, cedidos pela sua viúva, Agripina Costa Marques, e ambos dedicados a Gastão Cruz que, no discurso de agradecimento, invocou o patrono da Biblioteca Municipal de Faro, relembrando a sua influência e importância na sua obra e na sua vida.

Faro e a cultura ficam mais pobres com o falecimento de Gastão Cruz 
Poeta farense Gastão Cruz morre aos 80 anos. Marcelo lamenta morte de um dos “mais importantes poetas-críticos”

Últimas

  • Poste da EDP esmaga Tesla. Condutor desabafa: “casamento vai-se manter porque o carro nos salvou”
    Poste da EDP esmaga Tesla. Condutor desabafa: “casamento vai-se manter porque o carro nos salvou”
  • Casal de Tavira anda a viajar pelo mundo com os filhos de 5 e 10 anos [fotos]
    Casal de Tavira anda a viajar pelo mundo com os filhos de 5 e 10 anos [fotos]
  • Treinador halterofilista diz ser mulher para participar em competição feminina e bate recorde
    Treinador halterofilista diz ser mulher para participar em competição feminina e bate recorde
  • Homem suicida-se após conversar com ‘chatbot’ de inteligência artificial
    Homem suicida-se após conversar com ‘chatbot’ de inteligência artificial
  • Farense celebra hoje 113 anos em ano do 100.º aniversário do Estádio de São Luís [vídeo]
    Farense celebra hoje 113 anos em ano do 100.º aniversário do Estádio de São Luís [vídeo]

Opinião

  • Mundo Louco. Grandes acontecimentos recentes que marcaram o mundo | Por Ludgero Faleiro
    Mundo Louco. Grandes acontecimentos recentes que marcaram o mundo | Por Ludgero Faleiro
  • Desafios e soluções na habitação dos estudantes universitários no Algarve | Por Mariana Marques
    Desafios e soluções na habitação dos estudantes universitários no Algarve | Por Mariana Marques
  • Tempo é cérebro, seja mais rápido que um AVC | Por Tiago Gregório
    Tempo é cérebro, seja mais rápido que um AVC | Por Tiago Gregório

Europe Direct Algarve

  • Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
    Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
  • Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
    Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
  • União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
    União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve