Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Algarve, Cultura

Câmara de Faro avança com classificação municipal do Núcleo Urbano Antigo de Estoi

Classificação municipal avança, após o instituto público Património Cultural ter arquivado o processo a nível nacional

18:36 30 Agosto, 2024 18:36 30 Agosto, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Câmara Municipal de Faro vai avançar com classificação de âmbito municipal do Núcleo Urbano Antigo de Estoi, depois de o instituto público Património Cultural ter arquivado o processo de classificação a nível nacional, revelou a autarquia à Lusa.

“Mantendo-se todo o interesse no património que é, efetivamente, o núcleo urbano antigo de Estoi, e tendo ocorrido decisão de arquivamento para a classificação de âmbito nacional, os nossos serviços vão agora propor ao executivo da Câmara Municipal iniciar procedimento de classificação de âmbito municipal do núcleo urbano antigo de Estoi, com enquadramento na legislação específica aplicável”, referiu fonte oficial da autarquia, em resposta escrita a questões da Lusa.

Na semana passada tinha sido divulgado que o instituto público Património Cultural arquivou o procedimento de classificação do Núcleo Urbano Antigo de Estoi, em Faro, devido à impossibilidade de concluir em tempo útil o processo, iniciado em 2013.

Em abril deste ano, a Câmara Municipal de Faro instou o Património Cultural a pronunciar-se “de forma expressa e no prazo de 60 dias, estabelecido por lei”, sobre o procedimento, que tinha sido aberto em setembro de 2013, segundo anúncio publicado no mês seguinte em Diário da República.

“Não tendo havido prorrogação do prazo, o mesmo devia ter sido concluído (publicação do diploma de classificação) até 28/10/2014”, reconhece a proposta de caducidade do procedimento.

Após a denúncia da mora apresentada pela Câmara de Faro, o instituto público podia propor à tutela a prorrogação do prazo, até ao limite de 120 dias, para decidir de forma expressa o procedimento, mas para o concluir seriam necessárias várias etapas burocráticas.

“Verifica-se que o processo se encontra ‘distribuído’ para a então SPAA do CNC, atual SPAAI [Secção do Património Arquitectónico, Arqueológico e Imaterial do Conselho Nacional de Cultura], desde dezembro de 2023, não estando aquela secção ainda constituída, desconhecendo-se quando possa iniciar os seus trabalhos”, refere-se na proposta de caducidade.

Como “seria um enorme risco propor a prorrogação do prazo e depois não ser possível concluir o procedimento no prazo de 120 dias”, foi proposta a determinação de caducidade do procedimento, “sem prejuízo de, a qualquer tempo, por proposta da CMF [Câmara Municipal de Faro] ou de qualquer outro interessado, ou por iniciativa deste instituto, se iniciar um novo procedimento”, indica a proposta do Património Cultural.

Na resposta enviada à Lusa, a Câmara Municipal de Faro recorda as várias etapas do processo, até ao seu arquivamento.

O Núcleo Urbano Antigo de Estoi, de matriz medieval, “tem no largo Ossónoba o seu ponto de referência, a partir do qual se desenvolveu uma estrutura urbana compacta e irregular, à qual se contrapôs, já nos finais do século XIX, um desenvolvimento urbano mais reticulado, a poente do largo da Igreja Matriz”, refere a Câmara de Faro no seu ‘site’.

Além dos exemplares de arquitetura religiosa – Igreja de São Martinho (séculos XVI/XIX/XXI) e Ermida da Nossa Senhora do Pé da Cruz (século XVII) –, a autarquia destaca ainda “a arquitetura civil marcadamente dos finais do século XIX e inícios do XX, representativa dos sistemas construtivos e materiais tradicionais, designadamente, as platibandas decoradas e o recorte do guarnecimento dos vãos em pedra calcária local”.

A presença de estruturas utilitárias – três chafarizes, um lavadouro, um bebedouro e um tanque – “testemunham ainda a importância da água enquanto elemento determinante no seu desenvolvimento”, lê-se no ‘site’ da câmara farense.

Leia também: Espanhóis irritados com turistas portugueses por prática em praias que vale multas de até 1.500€

Nacional

Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”

20:50 7 Novembro, 2026 15:38 7 Novembro, 2026

Uma mulher portuguesa perdeu 400 mil euros depois de confiar numa alegada taróloga que conheceu no Instagram. A vítima conta como foi enganada durante meses

Algarve Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve Opinião Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Algarve Edição Papel Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Nacional

Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”

20:50 7 Novembro, 2026 15:38 7 Novembro, 2026

Uma mulher portuguesa perdeu 400 mil euros depois de confiar numa alegada taróloga que conheceu no Instagram. A vítima conta como foi enganada durante meses

Algarve, Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve, Opinião, Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Algarve, Edição Papel, Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto, Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Últimas Notícias

  • Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”
    Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”
  • Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
    Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
    Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
  • Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
    Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal