A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa vai acolher, no próximo dia 10 de janeiro, pelas 18:00, a apresentação do livro “Por este mar adentro – Êxitos e fracassos de mareantes e emigrantes algarvios na América Hispânica“, da autoria da investigadora Maria da Graça Ventura, obra vencedora do prémio da Fundação Calouste Gulbenkian, História da Presença de Portugal no Mundo. A apresentação estará a cargo do historiador de arte, Daniel Santana.
Segundo a autora, em entrevista ao Jornal do Algarve: “É um livro sobre os êxitos e fracassos de mareantes e emigrantes do Algarve na América Hispânica. A ideia inicial foi reunir textos já publicados em revistas e obras coletivas. No decurso da escrita considerei pertinente reformular e atualizar os textos e acrescentar outros que permitissem destacar a importância do Algarve no contexto da expansão ibérica. De facto, o Algarve, pela sua cumplicidade natural com a vizinha Andaluzia, pela situação geográfica estratégica face à Carreira das Índias, e ainda pela apetência dos seus marinheiros e mareantes, integrou-se no complexo económico mediterrânico-atlântico polarizado por Sevilha, contribuindo com tripulantes e mestres de navios, pilotos e mercadores para o descobrimento e colonização da América”.
Maria da Graça A. Mateus Ventura, é doutorada em Letras pela Universidade de Lisboa (UL), investigadora integrada no Centro de História da mesma universidade, investigadora associada no CHAM — Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, membro da Asociación Española de Americanistas e da Associação de Historiadores Latino-Americanistas Europeus.
É cofundadora (1995) e presidente do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA). Foi promotora da rede portuguesa para a Cátedra de História da Ibero-América (OEI), professora visitante na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (UALG) e coordenadora executiva da Cátedra de Estudos Ibero-Americanos (UALG e UL).