A Banda de Música da Força Aérea vai atuar no sábado, às 21:00, no Largo de S. Sebastião, junto ao Miradouro de Monchique, informou a câmara municipal.
A atuação faz parte faz parte do programa oficial das comemorações do 33.º aniversário da Estação de Radar N.º 1 (ER1), localizada a 902 metros de altitude, na alto da Fóia, na serra de Monchique, informou o município, em comunicado.
A ER1 tem por missão garantir a prontidão dos meios de vigilância e deteção e executa a manutenção, conservação e administração das instalações técnicas na Fóia, em Valinhos (Sagres) e no Bairro da Força Aérea (Monchique).
Sobre a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa
A Banda de Música da Força Aérea Portuguesa foi criada em 31 de Dezembro de 1957 na dependência da então Secretaria de Estado da Aeronáutica. Atualmente depende diretamente do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e toda a sua atividade é coordenada pelo seu próprio Gabinete.
Pela forma exemplar como tem cumprido a missão que lhe está atribuída e, pelo contributo para elevar o prestígio da Força Aérea Portuguesa, das Forças Armadas e de Portugal, foi a Banda de Música condecorada em 1997, pelas mãos de Sua Excelência o Presidente da República, com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos.
De salientar, ainda, que a ER1 tem como missão garantir a prontidão dos meios de vigilância e deteção e executa a manutenção, conservação e administração das instalações técnicas em Fóia (ER1), das instalações em Valinhos, Sagres (Ponta D’Alheta e Relvinha) e ainda do Bairro da Força Aérea (Monchique), cujo espaço envolvente da Vila de Monchique lhe confere um traço de qualidade.
Esta iniciativa de cariz institucional e protocolar, que conta com o apoio do Município de Monchique, revela-se também uma iniciativa para a comunidade, na medida em que esta atuação está aberta ao público e tem entrada livre.