A dupla de bailarinos da Academia de Dança do Algarve, Diogo Gouveia e Rodrigo Roberto, venceu no passado dia 30 de setembro, na cidade do Porto, no MXM Art Center e enquadrado no projeto Porto Dance Sessions, a segunda edição do “Intensive House Dance Weekend”.
O evento, que decorreu pela segunda vez, à beira do Rio Douro, na cidade do Porto, contou com centenas de jovens bailarinos amantes do estilo House, que tiveram a oportunidade de aumentar e melhorar as suas competências na dança, nos workshops lecionados por bailarinos de topo e ainda de demonstrarem, numa saudável competição de batalhas dois por dois (2×2), toda a sua qualidade e habilidade neste tipo de Dança Urbana.
O projeto pretende criar eventos de qualidade, com formação e competição, que possibilitem o desenvolvimento do estilo de dança House, com vista à produção de uma nova era de House Dancers.
Foi pois nesta vertente mais competitiva que Diogo Gouveia (Olhão) e Rodrigo Roberto (Faro), após conseguirem eliminar uma série de adversários nas diversas eliminatórias, singraram e tornaram-se vencedores desta experiência única, obtendo assim uma vaga para um dos mais prestigiosos eventos deste estilo de dança, o Empire House Family 2023, que decorrerá no próximo dia 22 de outubro em Londres, no Reino Unido.
Os bailarinos algarvios terão a hipótese de projetar as cores nacionais e demonstrar, com a sua criatividade e groove, o que de melhor já se faz em Portugal.
Sobre a ADA – Academia de Dança do Algarve
Desde a sua criação, a 9 de julho de 2007, a ADA já formou milhares de jovens bailarinos, com uma forte componente nas danças urbanas. Atualmente com cerca de 335 bailarinos, está presente nas cidades de Tavira, Olhão, Faro, Loulé, Almancil e Quarteira, contando também com um enorme apoio das entidades municipais.
Além de lhes permitir formação específica, em Faro e Olhão, para os estilos de Hip Hop, Dancehall, House, Breaking, Waacking e Contemporâneo, a ADA tem estado presente com equipas de competição, em diversos campeonatos nacionais e internacionais (Espanha, Holanda, França e outros), obtendo classificações de grande relevo.
Neste momento são 4 as equipas competidoras: Sparks Kids, Mega Sparks Jr, Mega Sparks e Phoenix Flame envolvendo um total de 40 bailarinos.
Fruto dessa forte aposta na dinâmica de competição, a equipa “Sparks”, é a única equipa algarvia que já representou Portugal no Campeonato Mundial de Danças Urbanas, o HHI Hip-Hop International, com realização anual no mês de agosto, em Phoenix (Arizona – USA), nos Estados Unidos da América.
Numa vertente mais educacional, a ADA também possibilita formação e apoio escolar, facultando ainda a utilização de diversos serviços na área da saúde e bem-estar.
Esta Academia realiza anualmente vários eventos de cariz exibicional e de performance: o Algarve Dance Meeting, Show Your True Color, I Can Beat You, Keep it Real, Dancehall Summer Vibes.
Promove ainda anualmente um evento de competição internacional em Faro, a Convenção Internacional Hip Hop Dance Algarve, que este ano vai na sua 15ª edição, contando com a presença de algumas das melhores academias e escolas de dança nacionais e internacionais.
Leia também: Bailarino algarvio Diogo Viegas na final da maior competição de Street Dance do mundo