Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos AIP-IAP / D.R.
Cultura

Apresentado livro trilingue na “Capital Mundial do Provérbio”

O livro “Provérbios Europeus / European Proverbs / Proverbji Ewropej”, da autoria de Rui Soares (Tavira, Portugal) e Charles Saliba (Gozo, Malta), apresenta 111 provérbios com a explicação nas três línguas para cada um.

15:07 27 Abril, 2022 15:15 27 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Biblioteca Municipal de Tavira acolheu, no passado dia 20 de abril, pelas 18:00, a sessão de apresentação do livro “Provérbios Europeus / European Proverbs / Proverbji Ewropej”, da autoria de Rui Soares (Tavira, Portugal) e Charles Saliba (Gozo, Malta).

Ana Paula Martins, presidente da Câmara Municipal de Tavira, presidiu à sessão que teve a honrosa presença de uma delegação da Embaixada da República de Malta em Portugal composta pelo embaixador e pelo conselheiro cultural, John Camilleri e Mario Buttigieg, respetivamente.

Na assistência encontravam-se muitos amigos dos autores e, entre outras personalidades, alguns vereadores da Câmara, assim como o presidente José Mateus e o secretário Sérgio Pereira, da União de Freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago).

Este livro, o 8º da série “Provérbios Europeus / European Proverbs / …” tem quatro secções: a primeira é uma lista dos provérbios, ordenada alfabeticamente para cada uma das três línguas (Português, Inglês e Maltês); a segunda apresenta os equivalentes nas três línguas para os 111 provérbios do livro; na terceira é dada uma possível explicação nas três línguas para cada um desses provérbios; finalmente, na secção quatro, são apresentados exercícios para que o leitor possa treinar as suas competências linguísticas.

Durante a apresentação, usaram da palavra Ana Paula Martins, John Camilleri, Charles Saliba e Rui Soares.

No seu discurso, Ana Paula Martins agradeceu a presença da representação diplomática e mencionou o apreço pelo trabalho da Associação Internacional de Paremiologia / International Association of Paremiolgy (AIP-IAP) em prol da preservação e difusão da cultura ancestral.

A capa do livro

“A edição deste livro é mais uma oportunidade para partilhar o gosto dos autores pelo estudo do património intangível e, simultaneamente, um contributo para revelar o enorme potencial que as expressões proverbiais encerram”, salientou a autarca.

Por seu turno, John Camilleri começou por se dirigir (em português) aos membros da mesa, convidados e amigos para “expressar a honra e o prazer de estar presente nesta sessão”. Continuou (em inglês) referindo que “graças ao meticuloso trabalho dos autores, as tradições orais continuam vivas para que os cidadãos de cada nação possam apreciar a sabedoria que os seus pais inscreveram ao longo dos tempos e transmiti-la às gerações futuras”.

Terminou a sua intervenção com um agradecimento “à AIP-IAP pela capacidade de unir pessoas de países e culturas diferentes”.

Charles Saliba retratou aspetos “de natureza psicossocial dos dois povos e culturas, geograficamente distantes, mas cujas histórias se cruzaram por mais de uma vez”. Acrescentou que “este livro desperta a curiosidade do leitor português/maltês para conhecer melhor as belezas de Malta/Portugal e saber mais acerca das respectivas culturas”.

Rui Soares enquadrou a edição deste livro “na atividade regular da AIP-IAP, tendo em atenção os novos estatutos e as finalidades nele vertidas”. A título de exemplo realçou “a importância da temática paremiológica na promoção da paz mundial dado que a AIP-IAP foi confirmada como uma Organização Não Governamental (ONG) da UNESCO acreditada para prestar serviço de consultoria ao Comité do Património Cultural Imaterial da UNESCO na área da tradição oral-paremiologia”.

Visita da delegação maltesa à sede da Associação Internacional de Paremiologia

Em jeito de resumo enunciou os pensamentos: “Bem-aventurados os puros de coração porque a Deus verão (Bíblia)“; “Com esforço, fé, paciência e esperança, tudo se alcança” e “Integridade é manter um compromisso mesmo depois que as circunstâncias mudaram“.

Os autores agradeceram ao embaixador John Camilleri “por ter prefaciado o livro e pela sua presença nesta sessão cultural”; ao presidente da Câmara de Għajnsielem (Gozo, Malta) e à presidente da Câmara de Tavira (Portugal), “pelas introduções exaradas no livro”; ao pessoal da Biblioteca Municipal de Tavira “por acolher o evento”; ao secretário da Assembleia Geral da AIP-IAP, Tomás Ferreira, “por opinar sobre aspetos científicos deste trabalho e pela sua relevância para o diálogo intercultural entre Malta e Portugal”.

Por fim, a delegação maltesa agradeceu “a cordial reunião nos Paços do Concelho concedida pela presidente da Câmara Municipal de Tavira e a visita à sede da AIP-IAP onde apreciaram a exposição de quadros com provérbios em homenagem ao povo ucraniano”.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Algarve

Loulé pede reforço da segurança ao ministro da Administração Interna

12:30 26 Junho, 2026 12:30 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Segurança, proteção civil e reforço de efetivos estiveram no centro da reunião entre Governo e Município de Loulé

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Algarve Política

João Alexandre Gago Viegas eleito coordenador da Iniciativa Liberal Faro

11:20 26 Junho, 2026 11:16 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa Liberal Faro renova a liderança e reforça a aposta na participação política e no desenvolvimento do Algarve

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Linha SNS24.
Economia Nacional

É verdade? Operadores da linha SNS24 denunciam alegadas perdas no salário por irem à casa de banho

11:30 26 Junho, 2026 11:17 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Há novas denúncias sobre as condições de trabalho na linha SNS24 e os relatos levantam dúvidas sobre pausas, salários e vínculos laborais

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Praia fluvial odeleite. Crédito: CM Castro Marim
Algarve Vida & Lazer

Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar

20:12 25 Junho, 2026 19:54 25 Junho, 2026 | João Luís

Nova praia fluvial do Algarve inaugura esta sexta-feira, depois de anos de espera e de uma seca que atrasou a abertura do espaço

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Dolores Aveiro e a filha, Katia Aveiro.
Nacional Vida & Lazer

Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€

11:34 25 Junho, 2026 11:13 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Katia Aveiro, Dolores Aveiro e o restante núcleo familiar de Cristiano Ronaldo viajaram para os Estados Unidos para acompanhar o Mundial

Mulher com frigorífico aberto. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura

21:40 23 Junho, 2026 19:18 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há alimentos que muitos portugueses guardam no frigorífico sem pensar duas vezes, mas o frio pode prejudicar sabor, textura e qualidade

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Algarve

Loulé pede reforço da segurança ao ministro da Administração Interna

12:30 26 Junho, 2026 12:30 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Segurança, proteção civil e reforço de efetivos estiveram no centro da reunião entre Governo e Município de Loulé

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Algarve, Política

João Alexandre Gago Viegas eleito coordenador da Iniciativa Liberal Faro

11:20 26 Junho, 2026 11:16 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa Liberal Faro renova a liderança e reforça a aposta na participação política e no desenvolvimento do Algarve

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Linha SNS24.
Economia, Nacional

É verdade? Operadores da linha SNS24 denunciam alegadas perdas no salário por irem à casa de banho

11:30 26 Junho, 2026 11:17 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Há novas denúncias sobre as condições de trabalho na linha SNS24 e os relatos levantam dúvidas sobre pausas, salários e vínculos laborais

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Praia fluvial odeleite. Crédito: CM Castro Marim
Algarve, Vida & Lazer

Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar

20:12 25 Junho, 2026 19:54 25 Junho, 2026 | João Luís

Nova praia fluvial do Algarve inaugura esta sexta-feira, depois de anos de espera e de uma seca que atrasou a abertura do espaço

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Dolores Aveiro e a filha, Katia Aveiro.
Nacional, Vida & Lazer

Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€

11:34 25 Junho, 2026 11:13 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Katia Aveiro, Dolores Aveiro e o restante núcleo familiar de Cristiano Ronaldo viajaram para os Estados Unidos para acompanhar o Mundial

Mulher com frigorífico aberto. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura

21:40 23 Junho, 2026 19:18 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há alimentos que muitos portugueses guardam no frigorífico sem pensar duas vezes, mas o frio pode prejudicar sabor, textura e qualidade

Últimas Notícias

  • Castelo de Silves encerra mais cedo às quintas-feiras de julho devido ao Sunset Secrets
    Castelo de Silves encerra mais cedo às quintas-feiras de julho devido ao Sunset Secrets
  • Loulé pede reforço da segurança ao ministro da Administração Interna
    Loulé pede reforço da segurança ao ministro da Administração Interna
  • Lembra-se deste bar de praia? APA começou a demolir o “pequeno monstro” que estava há anos em ruinas
    Lembra-se deste bar de praia? APA começou a demolir o “pequeno monstro” que estava há anos em ruinas
  • Gastronomia de rua volta a tomar conta de Lagos durante quatro dias
    Gastronomia de rua volta a tomar conta de Lagos durante quatro dias
  • Cenas na Rua celebra 20 anos e leva teatro e artes ao centro histórico de Tavira
    Cenas na Rua celebra 20 anos e leva teatro e artes ao centro histórico de Tavira

Opinião

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal