Wolfgang Mieder, natural de Nossen (Saxónia, Alemanha), é um distinto professor de Alemão e de Folclore na Universidade de Vermont (Estados Unidos da América) desde 1971. Personalidade ligada a Tavira pelas razões que adiante se verão, recebeu no passado dia 16 de Dezembro a distinção de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Atenas (National and Kapodistrian University of Athens).
Para além dos vários cargos e funções desempenhadas naquela universidade, o professor Mieder tem recebido as mais altas distinções, das quais se destacam: Europäischer Märchenpreis (European Fairytale Prize), George V. Kidder Outstanding Faculty Award, Kroepsch-Maurice Excellence in Teaching, Lifetime Scholarly Achievement Award from the American Folklore Society e Pitre International Folklore Prize, entre outras.
Folcloristas, linguistas, fraseologistas e outros académicos de todo o mundo são unânimes em afirmar a importância do uso dos provérbios na comunicação (oral e escrita). Da linguística à política, a sabedoria dos provérbios tem ilustrado muitas das intervenções do professor Mieder ao longo dos oito Colóquios Interdisciplinares sobre Provérbios (ICPs) – http://www.colloquium-proverbs.org – sempre realizados em Tavira, na primeira semana de Novembro.
Das cerca de duas dezenas de organizações profissionais, o professor Mieder é membro Honorário da Associação Internacional de Paremiologia / International Association of Paremiology (AIP-IAP) – http://www.aip-iap.org – a única no seu género a nível mundial, dedicada ao estudo científico dos provérbios e sediada em Tavira. O seu empenho pelo reconhecimento internacional da AIP-IAP e as oito comunicações apresentadas nos ICPs têm contribuído para que Tavira veja perpetuado o título de “Cidade Capital Mundial dos Provérbios”.
Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, sempre atento a iniciativas que projectem a cidade no espaço internacional, declarou o participante do ICP14, Wolfgang Mieder, “Hóspede de Honra” da cidade de Tavira.
Conforme refere Rui Soares, presidente da AIP-IAP e co-organizador dos ICPs, “tal reconhecimento é uma nota humanista no vastíssimo Curriculum Vitae profissional do professor Mieder, pessoa amplamente elogiada como amiga do seu amigo, bem humorada, dedicada, leal e infinitamente paciente”.
A AIP-IAP e os organizadores dos ICPs “felicitam o professor Mieder pelo apoio à divulgação das actividades paremiológicas realizadas na ‘Meca dos Provérbios’, slogan publicitário que reflecte a adaptação de um conhecido provérbio aos tempos presentes ‘Todos os caminhos vão dar a Tavira’”.