O Setúbal CantoFest nasceu em 2019 pelas mãos de Marco Santos, Olga Makarina e Câmara Municipal de Setúbal. Trata-se de um festival de ópera que reúne cantores líricos profissionais, semiprofissionais e professores de renome internacional para trabalhar numa especialização em reportório de ópera italiana, francesa e alemã, apresentando-a posteriormente ao público em concertos e formações online.
A segunda edição Setúbal CantoFest reúne um leque de cantores líricos de vários países, entre eles Portugal, Coreia do Sul, França, Hong Kong, Rússia, Sérvia e Ucrânia. Decorre entre os dias 23 e 27 de agosto.
O festival de ópera vai ser transmitido online, diariamente, entre as 21:00 e as 21:30, no Facebook e no Youtube.
A segunda edição do Setúbal CantoFest começa no dia 23 de agosto, com a voz de Olivia Hong-Kyung Kim, da Coreia do Sul, e uma atuação da pianista portuguesa Ana Filipa Luz. De seguida, decorre a primeira masterclass de Olga Makarina, soprano de origem russa.
No dia 24, é apresentado um concerto da cantora lírica ucraniana Anna Kosachevich. A seguir, ouve-se a voz de Lora Chow, de Hong Kong.
O concerto com transmissão online do dia 25 é conduzido pela cantora francesa Barbara Kits. Segue-se a segunda masterclass de Olga Makarina.
No dia 26, há concertos de Ahyoung Jeong, da Coreia do Sul, e da portuguesa Maria Ermida.
A segunda edição do Setúbal CantoFest, evento organizado pela Câmara Municipal em parceria com a GSIArts, termina no dia 27 com apresentações de Stevan Karanac, da Sérvia, e Nazia Amineva, da Rússia.