É a primeira vez, desde o ano de 2003, que o Folk Faro não se vai realizar, tudo devido à pandemia. A Gala de abertura seria hoje e para dançarinos e organização, este é um dia de recordações e alguma tristeza.
O maior festival de folclore do Sul de Portugal, com a duração de nove dias, não se poderá realizar este ano. O POSTAL falou com Amabélio Pereira, vice-presidente do Grupo Folclórico de Faro, que explica que “o cancelamento partiu da nossa parte, a partir do momento em que os festivais de verão foram proibidos”.
A realização do evento seria impossível, uma vez que não iriam existir viagens e “mesmo que quiséssemos fazer seria impossível com as características do Folk Faro”. Este espetáculo seria feito de muita gente no mesmo palco, em contacto direto e “muita gente vinda de vários países”, conclui Amabélio Pereira.
“Dá-nos uma certa pena”, refere o vice-presidente do grupo. No inicio da pandemia, ainda havia esperança, mas, posteriormente, todos perceberam que o cancelamento era inevitável.
A festa das músicas e danças do mundo regressa para o ano e “todos os países convidados para esta edição” ficaram automaticamente convidados para a próxima. A Câmara Municipal de Faro apoiou a decisão, conforme explica o representante do grupo do POSTAL.
Amabélio Pereira fala ainda da questão dos cancelamentos, nomeadamente da Concentração de Faro e da realização do Noites F, que tem gerado alguma polémica juntos dos munícipes. Para o vice-presidente do rancho “o recinto do F está tudo extremamente controlado e era impossível cumprir essas regras [da Direção-Geral de Saúde (DGS)] com o Folk Faro”.
“Temos de ver as coisas com calma e temos de avançar”, continua. A realização do Noites F é assim defendida por Amabélio Pereira, que “não condena” a decisão da autarquia.
O Folk Faro seria um dos pontos altos da programação cultural da cidade. Para o ano, o grupo regressa com mais força à organização do evento, assim como o Grupo Folclórico de Faro, que está também parado devido à pandemia.
RELACIONADO:
Eventos & Animação: A (in)justiça dos cancelamentos em Faro
Grupo Folclórico de Faro comemora 90 anos de tradição pelo país e pelo mundo