No próximo domingo, pelas 17:30, o Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar, recebe os concertos de “Miguel Amaral & Yuri Reis” e “Jesús Guerrero Cuarteto”.
Os ingressos custam 8 euros, desconto de 20% mediante apresentação do Passaporte Cultural, Cartão Lagoa Social ou Rota do Petisco 2020, e podem ser adquiridos atempadamente no Centro Cultural Convento de S. José, de terça-feira a sábado entre as 09:00 e as 12:30 e entre as 14:00 e as 17:30.
Poderão ser adquiridos também na loja Fnac, Worten, online e ainda no dia e local do evento a partir das 16:30.
Poderá consultar toda a informação sobre o 7º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa aqui.
O município refere que o espetáculo cumprirá todas as normas de segurança e higiene, em recinto ao ar livre, ainda que delimitado, de acordo com as normas da DGS e planos de contingência criados para o efeito.
De salientar ainda a obrigatoriedade do uso de máscara e o cumprimento das regras de segurança definidas para o espetáculo.
Miguel Amaral – guitarra portuguesa – e Yuri Reis – violão de 7 cordas – são ambos músicos a viver no Porto e da amizade e cumplicidade musical nasce o primeiro CD em conjunto “Saudade” feito de Choros, Valsas e Guitarradas que formam um só país musical. Surge assim uma música que parece ter nascido no mesmo berço. Retrata 500 anos de história e uma profunda afinidade. Como as palavras, também as notas foram escritas na mesma língua.
Miguel Amaral e Yuri Reis fundem repertório português e brasileiro neste novo e primeiro CD em conjunto.
Do repertório de “Saudade” fazem parte temas clássicos para guitarra portuguesa e outros emblemáticos do violão de sete cordas e três temas originais “Fado Barroco” de autoria de Mário Laginha, “Três Marias” de João Camarero, e “Caprichosa” de Pedro Amorim.
“Saudade” une assim, universos que afinal não são tão distantes. O resultado, além de virtuoso, é bonito, tocante e faz uma síntese perfeita da “Saudade” permanente entre Brasil e Portugal.
Jesús Guerrero nasceu em 1985, em San Fernando (Cádiz), Espanha. Começou a tocar violão aos onze anos, sob a tutoria do mestre José Luis Balao.
O virtuosismo natural de Jesús com o instrumento e sua criatividade musical levaram-no a ser uma das figuras mais procuradas da atual música flamenca, apresentando-se com seu trio; em dueto com a grande cantora Alba Carmona; ou ajudando muitos cantores, incluindo Nina Pastori e Miguel Poveda, com seus discos e shows ao vivo.
Em 2016, lançou “Calma”, seu primeiro álbum a solo, demonstrando verdadeiramente a sua versatilidade musical.
Espírito inquieto e artisticamente versátil, Jesús Guerrero é um dos mais talentosos guitarristas do atual cenário da música flamenca.