A República 14, em Olhão, recebe no próximo sábado, pelas 21:30 horas, mais um concerto de verão, desta feita é a vez dos LST – Lisbon String Trio subirem ao palco.
Segundo as palavras dos LST “numa terra de dialectos de sangue, é na pureza de uma raça impura que se geram novas formas de expressão para sentimentos intemporais”.
É nesta paisagem mestiça que aparece a música deste trio. Composto por Carlos Barretto no contrabaixo, Bernardo Couto na guitarra portuguesa e José Peixoto na guitarra clássica, irão apresentar um repertório que passa pelos seus três CD’s editados, com destaque para o mais recente “AQUI E ALI”. Estes três instrumentistas são referências nos seus instrumentos e na música portuguesa.
Carlos Barretto é uma referência no panorama jazzístico português como contrabaixista e compositor. Tocou por toda a Europa, China, África e América do Sul tendo gravado 10 álbuns como líder e mais de 50 como sideman.
Bernardo Couto, o mais novo dos três, começou a aprender a tocar guitarra portuguesa aos 14 anos com o guitarrista Carlos Gonçalves. Inicialmente ligado ao fado, é um músico aberto que se movimenta igualmente noutros contextos, como o deste trio. Acompanhou artistas como António Zambujo e Cristina Branco.
José Peixoto, o mentor inicial deste projecto, além de um guitarrista exímio com um estilo muito próprio que mistura o clássico com a influência mediterrânica, é um compositor, arranjador e produtor que tem desenvolvido intensa actividade quer em projectos de outros autores e grupos como José Mário Branco, Maria João, Janita Salomé, Carlos Zíngaro, María Berasarte, entre outros. Fez parte do grupo Madredeus durante mais de 13 anos onde se pode facilmente ouvir a marca indelével da sua guitarra. Tem 18 CD’s gravados em nome próprio.
As reservas devem ser feitas através do email [email protected]