Isabel Macieira apresenta, na Festa dos Anos de Álvaro de Campos 2020, mais uma coleção de citações de Fernando Pessoa, semelhante, mas diferente, do trabalho que apresentou em 2019, assim como a extraordinária escultura de uma cabra, que “lhe nasceu”, por assim dizer, de um galho seco de árvore.
A exposição, que estava inicialmente prevista até 31 de outubro, foi alargada até 30 de novembro, na Casa Álvaro de Campos, em Tavira. Assim, quem ainda não teve oportunidade de visitá-la, pode fazê-lo, seguindo as regras da Direção-Geral da Saúde. As marcações de visitas guiadas devem ser feitas através do email: [email protected].
Tela Leão, presidente da associação Partilha Alternativa, diz que ao ver o animal “lembrou-me a cabra citada no poema Hino a Pã do poeta e mago ocultista Aleister Crowley, que Fernando Pessoa traduziu”.
“Isabel Macieria aceitou incluir a sua fantástica cabra na exposição, trazendo para a Festa, pela primeira vez, esta face ocultista dessas duas celebridades do início do século XX, que partilhavam também um mesmo senso de humor e amor pela ficção”, destaca.
“Do encontro dessas personalidades terá surgido a história do suposto suicídio de Aleister Crowley na Boca do Inferno em Cascais, que será sido investigado por um detetive que era, na verdade, mais uma das personalidades literárias de Fernando Pessoa. Isabel criou para a Cabra um pedestal, que traz uma citação do poema Hino A Pã no seu original em inglês e na tradução de Fernando Pessoa para o português”, afirma Tela Leão.
Isabel Macieira nasceu em Lisboa, viveu em Moçambique, na Arábia Saudita, na Madeira e nos Açores. Vive em Tavira desde 1985.
É mestre em História da Arte Portuguesa pela Universidade do Algarve. Foi professora de Educação Visual e Desenho até 2014.
Em 2004 foi publicado pela Câmara de Tavira o livro da sua autoria “A Pintura Sacra em Tavira, séculos XV a XX”.
Dentro da vertente de estudos e investigação sobre a história local e regional, escreve artigos e entradas para catálogos e participa em colóquios e visitas guiadas.
Isabel Macieira desenvolve uma carreira como artista plástica desde 1990, com exposições em Portugal e no exterior. Em 2009, funda em Tavira, com Matthijs Warner a associação de artes plásticas e visuais “Casa5”, ligada à organização de eventos artísticos e culturais.