O Dia Mundial da Fotografia e os 500 Anos da Cidade de Tavira vão ser celebrados com uma grande homenagem a Joseph Niépce, pai da fotografia que, em 1826, conseguiu produzir o primeiro exemplo de uma imagem permanente ainda existente.
A homenagem consistirá na realização de três exposições e um passeio fotográfico, que inauguram e acontecem no próximo sábado, 5 de setembro.
Estas iniciativas promovidas pela Associação A | NAFA – Associação e Núcleo de Fotógrafos do Algarve e contam com a colaboração da ARTgilão Tavira/Paróquias de Tavira e da Misericórdia de Tavira.
Logo pelas 10 horas terá lugar o Passeio Fotográfico “Tavira com História”, dinamizado pelos fotógrafos A|NAFA. Mais tarde, pelas 15 horas, será inaugurada a Exposição “Desde mi Ventana”, na sede da A|NAFA. Uma hora depois abre portas a Exposição “Tavira por un Agujero”, na Igreja de São Paulo, que terá trabalhos dos fotógrafos João Ribeiro e José Ramirez, que recorrem a uma técnica muito específica da fotografia, o «pinhole».
Às 17 horas será a vez de inaugurar a Exposição “Arte Fotográfica Contemporânea”, na Igreja da Misericórdia, com trabalhos de Alberto Buzón Tirado, Cláudia Perdigão, Luis Jurado, Urgélia Santos, José Ramiréz e João Ribeiro. Meia hora mais tarde, decorrerá um miniconcerto com Mário Pousada & Vicky Vega, no Jardim da Igreja da Misericórdia.
Esta iniciativa procura dinamizar alguns dos espaços culturais da cidade, nomeadamente algumas das Igrejas que integram o projeto “Cartão Igrejas” e que associam a ARTgilão TAVIRA/Paróquias de Tavira e a Misericórdia de Tavira.
O cartão, criado em 2019, tem como objetivo facilitar a circulação dos turistas e a sua visita a estes espaços, já que, ao adquiri-lo, se tem acesso a quatro das mais importantes e bonitas Igrejas da cidade: Igreja de Santa Maria (que encerra uma coleção de Arte sacra visitável de grande valor, inaugurada em 2019); Igreja da Misericórdia (que, entre outros tesouros artísticos, tem um magnifico conjunto de painéis de azulejo com as Obras de Misericórdia); a Igreja de S. Paulo; e a Igreja de Santiago.
A grande maioria das verbas provenientes deste projeto são aplicadas pelos parceiros na recuperação e restauro de património, já que Tavira é conhecida como a “cidade das Igrejas” do Algarve e tem na Arte Sacra um dos seus maiores atrativos turísticos e culturais.